Formado em Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Brasília, e cursando MBA em Comunicação e Marketing pela Fundação Universa, Edu Smith trabalhou nas empresas Matriz Comunicação, Eschola.com, Vibe Entretenimento, Casa Nova (hoje Monumenta Comunicação e Estratégias Sociais), e Grupo Latin, passando por diversas áreas como planejamento e produção de eventos.
Idealizador do evento Prommo Show, o maior circuito de palestras voltado para o mercado promocional do Centro-Oeste, reconhecido pela Ampro e apoiado pelo Promoview, hoje, aos 25 anos de idade, lidera ações promo de alto impacto no DF e faz apoio local de produção e coordenação de shows e eventos para agências de todo o Brasil para a região.
Promoview bateu um papo com este jovem talento promo. Confira:
Promoview: Você foi um estudante que realizou algo relevante sob o ponto de vista de quem trabalha pelo desenvolvimento do mercado promocional. Seu TCC foi um evento. Conte um pouco como foi isso…
Edu Smith: Trabalho em eventos desde os 16 anos de idade. Aos 19, iniciei o curso de Publicidade e Propaganda e comecei a estagiar como planejamento. Descobri que poderia uni-lo a ações diferenciadas em eventos, trabalhando com isso para o resto da minha vida de uma maneira mais profissional. Foi aí que um professor e orientador do projeto me apresentou o marketing promocional. Procurei eventos e cursos na área para me especializar e não achei nenhum em Brasília. Nasceu então a ideia de criar o Prommo Show.
Promoview: O Prommo Show virou um evento. Qual foi a ideia que permeou as atividades da próxima edição?
Edu Smith: A primeira edição foi focada em atender a necessidade do momento: apresentar o marketing promocional para todos os estudantes de uma forma diferenciada. Falar de ‘palestra’ para este público é sempre complicado, a grande maioria só comparece para ganhar as famosas ‘horas extras universitárias’.
Criamos algumas ações para chamar a atenção dos estudantes, como por exemplo, uma pista de dança nos intervalos com um dos melhores DJs do mundo, DJ Patife. Foi um sucesso, e daí veio a frase conceito do evento: “Um circuito de palestras sobre marketing promocional e eventos como você nunca viu”.
Hoje, o projeto fala para o público atuante no mercado e, a cada edição, tem uma temática. Possui workshops para profissionais e palestras com um nível mais elevado, porém, todos os estudantes são sempre bem vindos.
Promoview: Voce é um exemplo daquilo que nós estamos fomentando aqui no site, por iniciativa do professor Tony Coelho, um autêntico “Promocitário”. Como você vê o mercado de marketing promocional em Brasília, onde você passa mais tempo, no Brasil, e no mundo, que você acompanha mais pela internet?
Edu Smith: Sem dúvida a comunicação brasileira está norteando para o promocional. Logo, as grandes agências estão respondendo à altura. Acompanho algumas coisas internacionais a nível de referência, mas não me enchem os olhos como as nacionais. O Brasil mostra criatividade sem precisar de uma verba milionária, e isso é perfeito.
Falando um pouco de Brasília, quando fiz a pesquisa de campo para o TCC, descobri que tínhamos apenas cinco agências consideradas de grande porte para atender o mercado promocional. Hoje, grandes agências de São Paulo viram o potencial da cidade e estão instaladas por aqui.
Acabamos de trazer, por intermédio da Monumenta Comunicação e Estratégias Sociais, o prêmio de agência do ano no Globes Awards Ampro, na Regional Centro-Oeste; duas Pratas no NY Festivals; uma Prata no Clio Awards e um Leão de Bronze no Festival de Cannes em 2011. Arrisco dizer que, em menos de cinco anos, seremos o principal mercado promo do Brasil.
Promoview: A sua chegada ao mercado é recente e você atua profissionalmente no meio promo há pouco tempo. Dessa sua experiência, o que você mudaria na relação clientes-agências, ou no mercado de forma geral?
Edu Smith: Respiro promocional todos os dias há quatro anos. Nesse tempo, tenho orgulho em dizer que aprendi e fui educado profissionalmente por premiados nomes como Carlos Grillo, Martha Letícia (Monumenta) e Daniel Braga (Grupo Latin), a vivenciar cada job, cada ação, como uma grande experiência para o público-alvo. Seja em branding, relacionamento ou vendas, que traga uma experiência positiva. Que seja feito um bom trabalho para um retorno relevante, não apenas para tirar mais um briefing da mesa.
Promoview: Para finalizar, não poderíamos deixar de perguntar, até porque você convida os profissionais palestrantes a revisitarem promo nas últimas décadas. Quais foram as ações promo que mais admirou desde que conhece a atividade?
Edu Smith: Citaria várias e várias, mas para escolher algumas posso começar em 2008 com a ação da FOX promovendo um PR Stunt para o lançamento do seriado Prision Break colocando, no Centro de São Paulo, um ator atrás das grades, gerando mídia espontânea e interação com o público. Méritos da Santa Clara e Espalhe.
Por falar em criatividade e diferencial, sou um admirador das ações da Red Bull, um exemplo de marketing de experiências. Plataformas claras, que dão origem a experiências geradoras de vínculos.