O edital público é um dos recursos mais amplos, democráticos e eficazes para uma marca materializar os compromissos que assume. Petrobras, Oi, Claro, Natura são algumas das marcas que lançam mão desta estratégia.
Ao mesmo tempo em que exige capacitação dos responsáveis por projetos e iniciativas de diferentes escopos, essa forma estruturada de ação também coloca as marcas em contato direto com os seus públicos, engajando-os a partir de temas socialmente relevantes.
Recentemente, a Edelman Significa (agência idealizadora do Com:Atitude), em parceria com a Edelman Arbora, lançou o Edital para Oferecimento de Serviços Pro Bono. A iniciativa pretende selecionar uma organização sem fins lucrativos que atue em prol da erradicação da fome e da miséria que, por sua vez, receberá um dos serviços das agências gratuitamente.
As organizações interessadas em receber um dos serviços da Edelman Significa e Edelman Arbora poderão se inscrever no site do edital até o dia 31/01/12. A instituição escolhida será anunciada em março.
Os serviços que são oferecidos pelo Edital são:
1) Posicionamento de marca para direcionamento da atuação, comunicação, gestão, governança, operação e captação de recursos;
2) Criação de identidade visual;
3) Planejamento e implementação de comunicação com stakeholders;
4) Planejamento e implementação de estratégia de comunicação por meio de mídias digitais;
5) Planejamento e orientação para implementação de estratégia de assessoria de imprensa;
6) Planejamento de aferição de resultados e capacitação da equipe para implementação.
Esta seleção pública alinha-se à Política Global de Cidadania Corporativa da rede Edelman, que se baseia em três frentes:
• Engajando o mundo: uma visão abrangente com relação à sustentabilidade, ética e governança e sobre como envolver clientes, parceiros e fornecedores.
• Engajando as comunidades: envolve as parcerias locais, nacionais e globais, as ações de filantropia, o trabalho voluntário e o advocacy social. Um conjunto de princípios e ferramentas criam condições para a participação e a colaboração da equipe da rede Edelman.
• Engajando as pessoas: está pautado em um trabalho contínuo de toda rede Edelman, que estimula a diversidade, cria ambientes de trabalho inclusivos, favorece o desenvolvimento de seus profissionais e contribui para a saúde e bem-estar de todos.
Por Letícia Born. Esta reportagem foi publicada originalmente no portal Com:Atitude, e agora no Promoview, de acordo com parceria que os dois portais mantêm.