Em uma ação de marketing direto “desesperada”, a agência BBDO da Bélgica surpreendeu os ex-assinantes de um jornal diário em Bruxelas enviando pelo correio um exemplar em branco.
Com a indústria editorial em crise desde 2009, muitos leitores de jornal regulares cancelaram as assinaturas. Um dos jornais belgas afetados foi o Gazet van Antwerpen, que tem mais de 100 anos de história.
A agência apelou, então, para a emoção dos ex-assinantes enviando o jornal com uma contundente carta do editor do veículo. Os leitores, referidos não apenas como clientes, mas como produtores de informação, foram os personagens principais da campanha, já que, sem eles, a notícia não existe ou sequer importa – razão pela qual estes foram convidados a voltar a assinar o diário.
Mais de 11% dos ex-assinantes renovaram o contrato de serviço. Outro ponto interessante da ação: com o objetivo de não gerar desperdício, foram usados jornais com algum defeito de impressão para as peças de marketing direto.