São Paulo - O Duolingo realizou uma ativação inusitada na Liberdade, em São Paulo, criando um “maid café” para promover a chegada dos cursos de japonês, mandarim e coreano.
De acordo com estudo feito pela própria escola virtual de idiomas, a busca por cursos de língua japonesa aumentaram 133% entre 2023 e 2025, fomentado por experiências culturais orientais que desembarcaram no Brasil: o ressurgimento dos animes, os chamados “k-dramas” e os doramas, por exemplo.
Maid Café do Duolingo reforça relação cultural de proximidade entre o Brasil e o Japão
Um “maid café” é uma cafeteria temática japonesa onde as garçonetes se vestem como empregadas domésticas e tratam os clientes como “mestres” (goshujin-sama) ou “senhoras” (ojou-sama). O serviço vai além de servir comida e bebida, incluindo interações como desenhos em pratos, jogos e fotos, sempre com uma linguagem formal e um comportamento atencioso e “fofo” (ou kawaii), por parte das funcionárias, em uma decoração que também reforça a temática.
Embora originário da cultura otaku, o conceito de maid café atrai diversos públicos em busca de uma experiência diferenciada. Não à toa, o bairro da Liberdade, em São Paulo, tem alguns exemplares desse tipo de estabelecimento: a região é mundialmente reconhecida como a maior comunidade japonesa fora do Japão.
Com base nisso, um maid café foi a escolha mais bem quista pelo Duolingo para promover a expansão do seu portfólio de idiomas: nele, os alunos puderam tomar café, chá, enquanto estudam japonês pelo app. Além disso, os clientes também fizeram pedidos por meio de aulas personalizadas em tablets e aprenderam algumas palavras em japonês durante a refeição. Finalmente, todos receberam um item especial ou desconto ao iniciarem o curso de japonês no app.
“Nós sempre ouvimos nossos alunos nas redes sociais e estamos atentos para trazer os cursos mais desejados, com qualidade. E, mais do que isso, nos empenhamos em deixá-los sempre motivados para aprender um novo idioma conosco. Assim, nada mais justo do que pensarmos em uma campanha que os fãs da cultura japonesa se identifiquem, e no bairro que mais traduz a cultura asiática no Brasil. Claro, sempre com o bom humor que todos já conhecem”, comenta Analigia Martins, Diretora de Marketing do Duolingo no Brasil.
A ação contou com a participação de alguns influenciadores parceiros. Veja abaixo algumas imagens: