Experiência de Marca

Drones oferecem risco à segurança de dados

Snoopy é uma experiência - e provou ter resultado. Durante cerca de 1 hora voando sobre Londres, conseguiu coletar os nomes de rede e localização de 150 dispositivos móveis diferentes

Com as marcas usando drones para entregar remédios, pizza ou para controlar o tráfego em estradas, ficamos tão encantados que muitas vezes esquecemos de pensar nos riscos que eles podem representar para as informações que armazenamos e compartilhamos na internet.

Para um drone funcionar e chegar ao seu destino ele precisa ser programado e receber estímulos, por redes WiFi, de forma que consiga comunicar com a origem do seu comando. E ao falar em troca de informação online, fica clara a suscetibilidade a hackers, espionagem online e roubo de informação.

drone 2
Drones podem ser ameaça à segurança de informação (Foto: By Tech Times).

É pensando nas falhas de segurança dessa tecnologia que um novo projeto foi criado pela empresa de segurança de informação britânica SensePost. Chamado Snoopy, trata-se de um drone que propositalmente acessa o conteúdo de dispositivos móveis enquanto busca redes WiFi para se locomover.

Snoopy é uma experiência – e provou ter resultado. Durante cerca de 1 hora voando sobre Londres, conseguiu coletar os nomes de rede e localização de 150 dispositivos móveis diferentes, além de identificar nomes de usuário e palavras passe em sites como Amazon, PayPal e Yahoo, em contas que foram criadas para a demonstração do experimento.

O acesso a essas informações aconteceu porque, enquanto busca uma rede para conectar, cruza com o sinal de telefones cujas configurações de WiFi estão ligadas. O Snoopy, então, envia um sinal, indicando ser uma rede confiável. E quando os telefones conectam a essa rede falsa, ele consegue acessar uma série de metadados, como senhas e números de cartão de crédito.

Portanto, há ainda muito o que acontecer para os drones se popularizarem e as ações utilizando-os precisam dar atenção a esta questão. Por uma falha de segurança, toda uma estratégia minuciosamente pensada vai por água abaixo… Assim como a privacidade dos consumidores.