Experiência de Marca

Dove restaura escultura de Clarice Lispector como parte de nova campanha

Localizada no Leme, estátua da escritora brasileira estava desgastada, mas Dove aproveitou trabalho de restauração para recriar sua imagem em CGI e promover linha de skincare

Rio de Janeiro - A Dove confirmou a finalização da restauração da escultura da escritora brasileira Clarice Lispector, em uma iniciativa que serviu para promover a linha de skincare da marca.

A estátua, instalada na orla do Leme, no Rio de Janeiro, foi apenas parte de uma ação que também viu a empresa lançar uma réplica digital em CGI da escritora. Tudo isso para promover uma linha de sérum corporal com niacinamida, que destaca os efeitos regeneradores, uniformizadores de tom e antimanchas do produto.

Ação de Dove aproxima legado de Clarice Lispector a públicos mais conectados

dove clarice lispector campanha
Imagem: Dove/Divulgação

Toda a ação protagonizada por Dove contou com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, via Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos. Sem despesas para o poder público, o projeto incluiu a limpeza, correção de fissuras e aplicação de nova camada de acabamento na escultura — originalmente inaugurada em 2016 e esculpida por Edgar Duvivier.

Fora isso, a versão em computação gráfica (CGI) de Clarice Lispector foi desenvolvida com o objetivo de introduzir a obra da escritora a audiências mais jovens, reforçando a mensagem de cuidado contínuo. Em nota, Edgar Duvivier ressaltou o desafio de combinar herança cultural e inovação tecnológica: “restaurar a obra e projetá-la em CGI permitiu revisitar detalhes que só a tecnologia torna possíveis.

Segundo Mariana Martins, diretora de marketing de Dove Skincare, a analogia entre a restauração da escultura e os efeitos do sérum — que hidrata profundamente e promove a regeneração cutânea — reforça o propósito da marca de valorizar a beleza real. “A cultura e a memória merecem atenção constante, assim como a nossa pele”, afirmou.

De acordo com Dove, os trabalhos não vão parar por aí: além de restaurar a imagem de Clarice Lispector, a marca preparou diversas ações na Orla do Leme, além de inserções de conteúdo em redes sociais e outros materiais interativos.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.