Nas ruas, um ônibus vermelho de dois andares chama a atenção dos visitantes. Londres? Não. Os veículos double-deckers são a nova atração de Gramado e Canela.
O BusTour foi lançado no dia 07/11, durante o Festival de Turismo de Gramado (Festuris), um dos principais eventos do setor na América Latina. De sexta a domingo, eles rodaram em período de testes, transportando convidados, jornalistas e todo mundo que quis experimentar a novidade. Agora, já estão funcionando comercialmente.
Divididos em duas rotas, chamadas de verde e azul, os ônibus percorrem 30 atrativos de Gramado e Canela em uma rota turística com duração de aproximadamente 2h30.
O turista paga um passe diário e pode subir e descer livremente nas paradas, sinalizadas por placas, para visitar as atrações, em um sistema conhecido como hop-on hop-off. Quando terminar a visita, é só esperar o próximo ônibus passar.
Como são quatro veículos, a cada 40 minutos, aproximadamente, deve passar um ônibus nos pontos centrais das duas cidades, e, nos parques mais afastados, a cada 1h30. A ideia é, no futuro, aumentar o número de veículos para que os ônibus passem a cada 15 minutos.
Idealizadora do projeto, Adriane Brocker Boeira Guimarães, diretora da Brocker Turismo, acredita que o BusTour será uma ótima opção de transporte para o turista, já que o deslocamento para certas atrações das duas cidades, como o Parque do Caracol, pode ser complicado.
Adriane conta que a ideia surgiu há dez anos, mas esbarrou na burocracia, na medida em que necessitava de aprovação do Poder Público. A iniciativa foi lançada em parceria com a empresa de transporte Citral.
Acessibilidade para Deficientes e Suporte para Bicicletas
Com 54 lugares no piso superior e 14 no compartimento inferior, o BusTour tem acessibilidade para deficientes e suporte para bicicletas, com áudio dando as principais informações históricas e culturais dos atrativos em português, espanhol e inglês. Além disso, há o acompanhamento de um monitor para orientar o público.
Por Priscila de Martini/Zero Hora.