Com o crescimento, no início do século, da produção industrial em larga escala, a aquisição de todos os produtos se tornou mais fácil e maior para o mundo inteiro, porém, essa mudança trouxe uma série de malefícios ao planeta, com a geração de muito lixo industrial. Nos dias de hoje, as empresas se preocupam com o meio ambiente e, o mercado de produtos promocionais, também está voltado para a criação de produtos que não agridam a natureza.
Como essa conscientização tem se tornado algo cada vez mais presente no mundo todo, a DNA do Pé se viu na obrigação de também dar essa contribuição, lançando uma sandália feita a partir de borracha 100% reciclada. Essa onda de pensamento verde levou a empresa a buscar, em seu segmento, algo que pudesse agregar o pensamento de crescimento limpo e sustentável, sem perder o foco e a estética das sandálias com as quais já trabalhava. Surgiu então, por meio de uma parceria com um fabricante, a ideia do chinelo ecológico.
O material é bem parecido com o que já se conhece no mercado, com formato bem acinturado e moderno e disponível em varias cores, com o diferencial de que os resíduos de borracha são triturados, transformados em manta de borracha, os chinelos são cortados e as sobras voltam ao processo inicial não proporcionando lixo industrial.