A quita edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty será realizada entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, no Centro Histórico de Paraty, cidade do litoral Sul fluminense.
Serão cerca de 12 sessões de cinema por dia, todas gratuitas, distribuídas em três locais de exibição: Tenda, Casa de Cultura e Tela Itinerante. A programação para este ano é abrangente, oferecendo ao público grandes filmes nacionais e internacionais que ainda não foram lançados em circuito comercial.
Foto: J. Goffredo.
Além disso, nessa edição os visitantes terão oportunidades de conhecer diferentes tendências artísticas do cinema contemporâneo em meio ao charme da cidade de Paraty.
“Paraty tem tudo a ver com o clima gostoso dos festivais internacionais mais charmosos, onde as pessoas se encontram nas ruas e podem conviver, trocar ideias, experiências e ver bons filmes”, conta Suzana Villas Boas, diretora do Festival.
“Muitos projetos são gerados nesses encontros entre realizadores e o público pode ter contato com seu diretor ou ator preferidos que estarão andando a pé pelas ruas. Paraty para isso é o lugar prefeito”, explica Suzana.
Além da estrutura original, com dois espaços de projeção localizados no Centro Histórico da cidade, o festival desta vez vai promover a Tela Itinerante, uma estrutura móvel que será montada nas comunidades de Ilha das Cobras e Pantanal, para sessões especiais e também gratuitas, nos dias 1º e 2 de novembro. A cada dia, dois filmes serão exibidos, em sessões às 19h e às 21h.
O Festival Internacional de Cinema de Paraty nasceu há sete anos com a proposta de reunir profissionais e amantes do cinema no centro histórico da charmosa cidade do litoral fluminense.
Além disso, o evento também queria se tornar um importante estímulo à produção e divulgação do cinema no Brasil, trabalhando a concepção de novas ideias e formatos, inclusão social, apoio à educação e a valorização de Paraty como centro cultural e turístico.
“A ideia do festival é rever sua relação com a cidade, estabelecendo um forte diálogo com sua Cultura, Turismo e Educação”, explica Suzana.
Parceria com Secretaria de Educação
Para esta edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty, foi criado o Projeto Escola, uma parceria inédita com a Secretaria de Educação do Município que vai sessões especiais para os alunos da rede de escolas públicas da cidade, nos dias 30 e 31 de novembro, na Tenda do Festival e na Casa de Cultura.
Entre os filmes que serão exibidos, está o infantil “Amazônia”, de Thierry Ragobert, em versão 3D. “Esta vai ser a primeira vez que a imensa maioria dessas crianças terá acesso a um filme em 3D. Vai ser um espetáculo à parte”, comemora Suzana.
A programação completa com horários e locais de projeção poderá ser vista no site. Lá é possível acessar também as sinopses, fichas técnicas e demais informações sobre os filmes e eventos paralelos.