Experiência de Marca

Divulgada a programação do Festival de Cinema de Paraty

Serão cerca de 12 sessões de cinema por dia, todas gratuitas, distribuídas em três locais de exibição: Tenda, Casa de Cultura e Tela Itinerante.

A quita edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty será realizada entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, no Centro Histórico de Paraty, cidade do litoral Sul fluminense.

Serão cerca de 12 sessões de cinema por dia, todas gratuitas, distribuídas em três locais de exibição: Tenda, Casa de Cultura e Tela Itinerante. A programação para este ano é abrangente, oferecendo ao público grandes filmes nacionais e internacionais que ainda não foram lançados em circuito comercial.

Foto: J. Goffredo.
O Festival de Cinema movimenta a pacata cidade de Party.
O Festival de Cinema movimenta a pacata cidade de Paraty.

Além disso, nessa edição os visitantes terão oportunidades de conhecer diferentes tendências artísticas do cinema contemporâneo em meio ao charme da cidade de Paraty.

“Paraty tem tudo a ver com o clima gostoso dos festivais internacionais mais charmosos, onde as pessoas se encontram nas ruas e podem conviver, trocar ideias, experiências e ver bons filmes”, conta Suzana Villas Boas, diretora do Festival.

“Muitos projetos são gerados nesses encontros entre realizadores e o público pode ter contato com seu diretor ou ator preferidos que estarão andando a pé pelas ruas. Paraty para isso é o lugar prefeito”, explica Suzana.

Além da estrutura original, com dois espaços de projeção localizados no Centro Histórico da cidade, o festival desta vez vai promover a Tela Itinerante, uma estrutura móvel que será montada nas comunidades de Ilha das Cobras e Pantanal, para sessões especiais e também gratuitas, nos dias 1º e 2 de novembro. A cada dia, dois filmes serão exibidos, em sessões às 19h e às 21h.

O Festival Internacional de Cinema de Paraty nasceu há sete anos com a proposta de reunir profissionais e amantes do cinema no centro histórico da charmosa cidade do litoral fluminense.

Além disso, o evento também queria se tornar um importante estímulo à produção e divulgação do cinema no Brasil, trabalhando a concepção de novas ideias e formatos, inclusão social, apoio à educação e a valorização de Paraty como centro cultural e turístico.

“A ideia do festival é rever sua relação com a cidade, estabelecendo um forte diálogo com sua Cultura, Turismo e Educação”, explica Suzana.

Parceria com Secretaria de Educação

Para esta edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty, foi criado o Projeto Escola, uma parceria inédita com a Secretaria de Educação do Município que vai sessões especiais para os alunos da rede de escolas públicas da cidade, nos dias 30 e 31 de novembro, na Tenda do Festival e na Casa de Cultura.

Entre os filmes que serão exibidos, está o infantil “Amazônia”, de Thierry Ragobert, em versão 3D. “Esta vai ser a primeira vez que a imensa maioria dessas crianças terá acesso a um filme em 3D. Vai ser um espetáculo à parte”, comemora Suzana.

A programação completa com horários e locais de projeção poderá ser vista no site. Lá é possível acessar também as sinopses, fichas técnicas e demais informações sobre os filmes e eventos paralelos.