A cidade que pleiteia sediar a abertura dos jogos da Copa do Mundo de 2014 esteve na berlinda na tarde do dia 27/03. O caos no trânsito provocado pela Parada Disney Belo Horizonte foi uma mostra de o quanto a cidade precisa se adaptar para receber grandes eventos.
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 180 mil pessoas estavam na orla da Lagoa da Pampulha. Segundo a organização do evento, eram mais de 250 mil. Certo é que inúmeras pessoas ficaram retidas no enorme congestionamento que se formou nos arredores da Lagoa.
A estudante Camila Dornelas saiu com o namorado Edson Fernandes do bairro Fernão Dias, região Nordeste da capital, para levar três primas pequenas à mostra da Disney. Mas para eles a turma do Mickey não passou. Para Camila, ficar mais de uma hora e meia dentro do carro não foi pior do que ver a decepção estampada no rosto das crianças. “Saímos animados e estamos voltando frustrados para casa”, afirmou.
De acordo com a BHTrans, todas as vias de acesso à área ficaram retidas depois das 15hs. O aumento da frota de ônibus não foi suficiente para levar todas as pessoas que estavam nas estações e pontos de ônibus ao local. Na estação Venda Nova, houve tumulto em função da falta de carros na linha 64. Além dos desvios na orla, dois acidentes pioraram o trânsito na região.
O evento já foi polêmico pela forma como foi implementado. Moradores da Pampulha reclamaram de intervenções feitas para receber a parada, como podas de árvores. De acordo com a organização do evento, as podas já eram programadas e as outras intervenções, como a retiradas de quebra-molas e sinais de trânsito, serão refeitas até amanhã.
Na opinião da representante comercial Juliana Kato, que levou os casal de filhos ao local, um evento dessa magnitude não deveria ser em um local aberto. “Mesmo se cobrasse um preço mais barato, acho que seria mais fácil organizar para todo mundo conseguir ver”, reclamou.
Frustração
“Tô impressionado com a quantidade de gente que veio ver o tal do Mickey. Uma hora de engarrafamento na ida e na volta. Estou me sentindo o Pateta!”(Rogério Flausino cantor, no Twitter).
Mesmo enfrentando tumulto para chegar e sair do evento, muitos que conseguiram assistir à Parada da Disney se encantaram com os personagens mais famosos do mundo representados ao vivo.
A magia da música, dos personagens, a beleza do figurino e a leveza dos bailarinos encheram os olhos de milhares de crianças.
Antes de Belo Horizonte, a Parada da Disney passou pelas capitais do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. As próximas cidades a recebê-la são Brasília, em abril, e Salvador, em maio.
A expectativa sempre é grande em torno do evento, já que a temporada no Brasil é a segunda fora de um parque temático da Disney. Dez anos atrás, algumas cidades do México também receberam a mostra. Mas, de acordo com a organização, a montagem brasileira ficou muito mais parecida com o que pode ser conferido em Orlando, nos Estados Unidos. A versão mexicana talvez não tenha funcionado tanto como estratégia de divulgação.
Evento Supera Expectativas
A prefeita em exercício, Luzia Ferreira, disse que o evento superou as expectativas. “De fato, existiram alguns transtornos, como dificuldade de acesso ao local, mas a quantidade de pessoas que compareceram mostrou o desejo da população de participar de um evento como esse.
Presente na festa, ela disse ser difícil dimensionar os problemas, já que o evento foi inédito. Ressaltou, entretanto, que a prefeitura não promoveu o evento e, sim, foi parceira.
Fonte: Áurea Gonçalves/Especial para O Tempo.