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Qual a vantagem de criar cupons promocionais na minha e-commerce?

Segundo estudos, oferecer cupons de desconto e bônus tem se mostrado uma ação eficaz impulsionando as conversões em sites de vendas.

O mercado de e-commerce é um dos que mais crescem ao ano no Brasil. Em 2014, de acordo com relatório da E-bit, especialista em informações referentes ao comércio eletrônico, 51,5 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra on-line.

Apenas no primeiro semestre deste ano, segundo o 38º relatório da E-bit, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12,1% em relação ao mesmo período do ano passado, representando um faturamento de R$ 23,6 bilhões.

Independentemente do segmento de um negócio, investir em ações assertivas de marketing é essencial. Entre as principais estratégias de marketing de relacionamento utilizadas para atrair mais clientes, oferecer cupons de desconto e bônus tem se mostrado uma ação eficaz impulsionando as conversões em sites de vendas.

A primeira grande empresa que se utilizou do cupom promocional foi a Coca-Cola, em 1988, muito antes da Era digital. Tratava-se de um papel com um código que o cliente apresentava nos estabelecimentos para obter desconto na compra dos produtos da marca.

A plataforma Radar Cupom realizou uma pesquisa em 2017 para entender o comportamento dos usuários que consomem cupons. Foi mostrado que:

91% dos cupons promocionais são usados no desktop;
As mulheres se utilizam mais deste recurso (55%) do que os homens (45%);
A faixa etária que mais faz uso dos cupons promocionais está entre 25 e 34 anos;
A terça-feira é o dia em que as pessoas mais buscam por códigos promocionais;
O acesso aos cupons acontece geralmente às 22h.

Por que quem vende na internet precisa entender a importância do cupom de desconto?

São muitas as vantagens e dicas para uma empresa que se utiliza dos cupons promocionais. Confira:

– É possível aumentar o faturamento da loja – Cupons de desconto representam um incentivo a mais para que o consumidor compre. A ideia de que estará pagando menos é o principal incentivo e de alguma maneira isso pode estreitar as relações desse consumidor com o negócio, fazendo até com que se torne cliente fixo;

– Aumento do ticket médio de compras – Essa tem sido uma estratégia cada vez mais comum no e-commerce. Funciona da seguinte maneira: um desconto é oferecido para compras a partir de determinado valor e ao fazer a análise do custo-benefício, o consumidor opta por encher o carrinho na loja e desfrutar do cupom promocional.

– Redução do abandono nas compras – O cupom promocional dá ao consumidor a prazerosa sensação de que está levando mais por menos, e vale frisar, que essa ação vale para todos os segmentos de negócio como supermercados, restaurantes, lojas de roupas, sites em geral que oferecem tickets como o Betmotion código promocional, entre outros segmentos;

– Fortalecimento da marca – Os cupons promocionais deixam na mente do consumidor uma boa lembrança, o que fortalece a marca de uma empresa através do que é conhecido como experiência do cliente;

– Faz o estoque girar – Em casos de negócios com estoque parado há algum tempo, utilizar-se da estratégia de tickets de desconto pode ajudar na maior saída desses produtos;

– Possibilita o frete grátis – Muitas pessoas ainda resistem às compras pela internet devido ao alto valor do frete. O cupom promocional oferecido também pode dar aos consumidores este benefício.

Uma das principais formas de divulgar os cupons promocionais é nas redes sociais. A possibilidade de segmentação de público e o remarketing são vantagens importantes para o anunciante porque faz com que os anúncios impactem usuários com maior potencial de conversão.

Reforçando a importância do marketing de relacionamento, que estreita os laços entre a marca e cliente, cupons promocionais também podem ser oferecidos em datas especiais como aniversário do cliente, Natal, Páscoa, entre outras, se tratando de uma ação bem mais efetiva do que encaminhar um e-mail personalizado.