Fim dos likes diminuiu a taxa de engajamento no Instagram

09/11/2019


Número de postagens, no entanto, aumentou, mostrando uma maior liberdade na geração de conteúdos.

Uma pesquisa realizada pela Celebryts, startup especializada em marketing de influência, apontou como o fim do número de likes visível no Instagram afetou o comportamento dos usuários na rede social.

Confira as últimas novidades sobre marketing digital aqui.

Leia também: Instagram reformula opções de gênero.

O estudo analisou o perfil de 340 influenciadores de todas as regiões do Brasil para entender um possível novo comportamento na plataforma.

O resultado mostra que o total de posts publicados subiu pouco mais de 8%, enquanto o total de likes e comentários teve uma queda de 11% e 13%, respectivamente.

Para Leandro Bravo, cofounder e CMO da Celebryts, o comportamento mostra que de alguma forma o fim dos likes trouxe alguma liberdade na geração de conteúdos: “Avaliamos este movimento como uma diminuição da pressão por resultados, o que resultou em mais liberdade para os criadores de conteúdo se expressarem de forma genuína.”, analisa.

Leandro também ressalta que a startup chegou a considerar o aumento no número de comentários nos posts como uma tendência, já que o like não estaria mais visível. “Entretanto, o resultado nos mostra que isso não aconteceu.”, completa.

O número de engajamento nos meses pesquisados caiu cerca de 10% entre o primeiro dia e o último.

Efetivamente, ainda é cedo para afirmar que haja uma mudança de comportamento definitiva dos usuários, mas os primeiros resultados já dão uma ideia sobre a relação entre números e a obrigação ou não de curtir um conteúdo.

Fonte: Redação.

TAGs: Instagram marketin-digital melhores-da-semana redes-sociais