Mídia

Fim dos likes diminuiu a taxa de engajamento no Instagram

O estudo analisou o perfil de 340 influenciadores de todas as regiões do Brasil para entender um possível novo comportamento na plataforma.

Número de postagens, no entanto, aumentou, mostrando uma maior liberdade na geração de conteúdos.

Uma pesquisa realizada pela Celebryts, startup especializada em marketing de influência, apontou como o fim do número de likes visível no Instagram afetou o comportamento dos usuários na rede social.

Confira as últimas novidades sobre marketing digital aqui.

Leia também: Instagram reformula opções de gênero.

O estudo analisou o perfil de 340 influenciadores de todas as regiões do Brasil para entender um possível novo comportamento na plataforma.

O resultado mostra que o total de posts publicados subiu pouco mais de 8%, enquanto o total de likes e comentários teve uma queda de 11% e 13%, respectivamente.

Para Leandro Bravo, cofounder e CMO da Celebryts, o comportamento mostra que de alguma forma o fim dos likes trouxe alguma liberdade na geração de conteúdos: “Avaliamos este movimento como uma diminuição da pressão por resultados, o que resultou em mais liberdade para os criadores de conteúdo se expressarem de forma genuína.”, analisa.

Leandro também ressalta que a startup chegou a considerar o aumento no número de comentários nos posts como uma tendência, já que o like não estaria mais visível. “Entretanto, o resultado nos mostra que isso não aconteceu.”, completa.

O número de engajamento nos meses pesquisados caiu cerca de 10% entre o primeiro dia e o último.

Efetivamente, ainda é cedo para afirmar que haja uma mudança de comportamento definitiva dos usuários, mas os primeiros resultados já dão uma ideia sobre a relação entre números e a obrigação ou não de curtir um conteúdo.