Experiência de Marca

Dicas para aproveitar Cannes ao máximo

Seja para quem vai estar no Palais, seja para quem está do outro lado da tela sonhando com a sua primeira vez nos próximos anos, ficam aí algumas dicas importantes

Este será o único post de Cannes que não vai falar de Promo & Activation. Quer dizer, não diretamente. Seja para quem vai estar no Palais, seja para quem está do outro lado da tela sonhando com a sua primeira vez nos próximos anos, ficam aí algumas dicas importantes para a preparação a uma semana muito intensa, dadas por Mathilde Delhoume-Debreu, Diretora de Marca e Comunicações Integradas da EMEA e Asia para a Procter & Gamble, presença assídua no Festival desde 2003.

1. Prepare-se com antecedência.

De preferência durma bastante nos dias anteriores e não conte com “multi-tasking” durante a semana do Festival. Dormir como deve ser é para esquecer enquanto estiver aqui. Assim que pousar pé o ideal é viver o Festival ao máximo.

2. Defina o que você quer ver.


Use e abuse do app de Cannes, disponível gratuitamente para smartphones. Olhe o Programa do Festival com atenção e decida o que quer ver e fazer, o programa online permite planear a experiência-Cannes antes sequer de chegar.

É preciso ter tempo para ir ver as exibições, as sessões que planeou ver e a transmissão dos shortilsts na Sexta de manhã, as ceremônias de prêmios a que vai querer assistir e o trabalho de networking que vai precisar fazer.

O melhor mesmo é evitar almoços longos: vão acabar afastando você do Festival. Prefira em vez disso jantares e bebidas ao início da noite.

Leia o Lions Daily todas as manhãs ao pequeno-almoço e faça os ajustes necessários ao seu programa diário (Essa revista diária poderá ser encontrada todas a manhãs no lobby do hotel e é a divulgação do programa do dia, das shortlists, dos ganhadores e dos destaques do dia anteior)

3. Conheça pessoas novas e divirta-se.

Este ano entrou a novidade do bar na rua, porém vários espaços oferecem opções de interação. O Festival oferece oportunidades únicas para networking incusive com os seus colegas da agência. Em Cannes, pode conhecer melhor as suas equipas criativas e ouvir a verdade sobre o seu trabalho e sobre você enquanto cliente. Não esquente não, o feedback é uma benção.

4. Busque o equilíbrio entre a sua realidade diária e o seu ímpeto criativo, inspirando-se para dar os próximos passos. 

Visite as exibições (Print, Outdoor, Design Lions, etc.) no início da semana com um criativo seu conhecido. Calibre as suas reações com as dele. Entenda o trabalho que o entusiasma. Mais tarde visite as mesmas exibições sozinho, depois de saber quem são os vencedores. Se demore a ver todos os Grand Prix e a maior parte dos Leões de ouro. Calibre as suas preferências com as do júri.

Veja as transmissões das shortlists na sexta de manhã (com todos os assobios e as palmas). Assobie e bata palmas também. Dessa forma você se emerge no ambiente do Festival e está a calibrar o que você sente em relação a alguns trabalhos com o resto da plateia criativa de Cannes Lions.

Quando escolher que sessões vai querer assistir não se baseie na fama dos palestrantes, mas na relevância do assunto e na paixão que o tema desperta em você.

5. Seja como uma criança em uma loja de brinquedos!

Deixe as suas ideias pré-concebidas em casa. Esteja preparado para se maravilhar, surpreender e até se enojar. Em cada experiência tem uma lição esperando. Até nos trabalhos que você vai detestar.

6. Tome nota dos pensamentos antes que eles desapareçam.

É muita informação a todo o instante. E com ela vem novos insights. Carregue sempre um bloco de notas ou o smartphone e recolha impressões, reações, e pontos de vista. Depois de cada experiência escreva pelo menos um ponto essencial daquilo que aprendeu. No final de cada dia pergunte aos seus colegas o que é que mais os entusiasmou durante o dia. Anote tudo.

7. Abra os olhos para as tendências. 

Se lembre que Cannes é uma boa predição do futuro da comunicação.

8. Faça debrief lá.

Conversar sobre o que aconteceu é fundamental. E só conseguirmos ser críticos com relação ao que vimos e transportar tudo o que importa para a nossa realidade ao compartilhar conhecimento com quem também passou pelo Palais. No final do Festival organize um almoço com a sua equipa, lhes pergunte qual foi o momento mais “Aha!” da semana. Em que lugar fica o seu trabalho em relação ao melhor que você viu em Cannes? O que é que você deveria começar a fazer? O que é que você devia parar de fazer para o seu trabalhar ser digno de Cannes? O que é que está entre você e Cannes?

Descubra. E não espere até chegar ao escritório. A magia de Cannes desvanece.

9. Compartilhe!

Pode parecer bobo dizer isso, mas estar em Cannes é um privilégio. Além do empenho financeiro para lá chegar, estar diante de líderes inspiradores, numa quantidade tão grande e em tão poucos dias não é algo corriqueiro em nossas vidas. Por isso, quando voltar para o escritório, lembre sempre de compartilhar o seu aprendizado com aqueles colegas que não puderam comparecer. Vídeos, fotos, a cobertura do Promoview :), curiosidades… Compartilhe TUDO!

10. Arranje uma maneira de manter Cannes presente o ano todo.

Há quem tenha a acreditação sempre em cima da secretária para se lembrar todos os dias do objetivo que quer alcançar.