Pode-soar até bizarro, mas não resta a menor dúvida de que ninguém mais consegue viver sem a internet. Ela está presente em praticamente tudo o que fazemos no nosso dia a dia, e, sem ela, parece que tiram o nosso chão e o nosso ar.
Em 2007, a ONU estabeleceu que no dia 17 de maio, seria comemorado o Dia Internacional da Internet. Por ser um serviço de comunicação, ficou estabelecido também, que de forma conjunta, os dias da Sociedade de Informação e Telecomunicações,seriam englobados no Dia Mundial da Sociedade de Informação.
Esta iniciativa, que começou com 22 países, pretende promover a reflexão sobre as potencialidades das novas tecnologias na vida dos cidadãos.
Quando a internet surgiu, nos anos 60, no auge da Guerra Fria, sua função era proteger o banco de dados do Departamento de Defesa americano. Seu nome ainda era ARPAnet.
Nos-anos 80, com o enfraquecimento da URSS, o governo americano encontrou uma outra utilidade para a sua rede de computadores: Interligar laboratórios e universidades nos EUA, e, mais tarde, em outros países. Foi nesse contexto que surgiu o nome internet.
Muitos avanços foram feitos até que, em meados dos anos 90, a internet teve seu boom. Governos, empresas e pessoas no mundo todo passaram a se interligar por meio da rede mundial de computadores.
Hoje, passados pouco mais de uma década salto, a internet faz parte do cotidiano de todos. Mais do que interligar máquinas, a rede interligou pessoas, transformando as relações sociais e econômicas, e diminuindo distâncias.
Não dá para imaginar a vida nos dias atuais sem o uso da internet, eu, pelo menos, não consigo, apesar de que em certos dias, diante de tantas informações, fake news, discussões sem sentido, principalmente das redes sociais, dá vontade de desligar tudo e ficar um tempo desconectada.
Mas não dá. A internet tomou conta de nossas vidas, e, apesar de muitas falhas, principalmente no diz respeito às redes sociais, que por mais que seus administradores tentem, ainda causam muitos transtornos, porém, analisando de uma maneira geral, elas são mais benéficas do que danosas.
Internet em tempos de pandemia
O mundo vivencia umas das maiores pandemias da história da humanidade, e, em meio a todo esse cenário, é onde a tecnologia vem se sobressaindo e a internet tornando-se cada vez mais, o meio mais influente em todas as áreas.
Lá em 1918, quando a gripe espanhola começava a eclodir, as informações eram todas passadas por jornais e correspondência. Para aqueles que não chegaram a utilizar o telegrama, saibam que esse tipo de mensagem demorava dias para chegar.
De um país pra outro, o processo era ainda mais lento. Por conta disso, a doença chegava muitas vezes antes dos informativos, deixando muito mais pessoas doentes.
Com a pandemia de 2020, as informações são simultâneas e rápidas por estarmos muito mais conectados, graças à internet. Assim, sabemos até de informações sobre infectados em todo o mundo, em tempo real. Portanto, com mais informações, muitas vidas foram poupadas.
Por conta da facilidade do contágio dessas doenças, o isolamento se torna uma forma de tentar barrar a disseminação até encontrar a cura. A experiência do isolamento de uma pessoa da época de 1918 com certeza foi totalmente diferente da pessoa que enfrentou a pandemia do Coronavírus.
Provavelmente, as pessoas da época da Gripe Espanhola se isolavam menos. Afinal, em uma sociedade ainda mais desigual do que a atual, muitos indivíduos precisavam buscar seu sustento. Sem contar na forma de se comunicar, que naquela época era quase nula devido à demora da interação.
Atualmente, com o impacto da web na sociedade, as interações com outras pessoas são bem mais frequentes. Apesar do contato ter sido banido, conseguimos ver e conversar em tempo real com colegas, amigos e familiares.
O mercado de eventos conseguiu enxergar uma luz no fim do túnel graças à internet. Esse é um mercado que ainda agoniza, porém, a situação fica um pouco menos caótica graças à realização de eventos on-line.
Atualmente, com o poder da web e sua grande força de entretenimento, o Ser humano do Século XXI tem mais tempo para acessar muito mais conteúdo. Desde jogos on-line, redes sociais, filmes, séries, lives e muito mais.
Sendo assim, não há um só momento em que a internet te deixa entediado(a), hipoteticamente falando. Mas, sem sombra de dúvidas, estar on-line na quarentena se tornou uma necessidade.
O mundo depende da internet. Se todos souberem usá-la com o propósito para o qual ela foi criada, só vai obter benefícios.
Imagem: Reprodução.