Em sua 26ª edição, o Workshop Destination France chegou a São Paulo no dia de ontem (13/04), depois de passar por Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). O evento, promovido pela Atout France, Agência de Desenvolvimento Turístico da França, e destinado aos agentes de viagens, reuniu 14 expositores na capital paulista – quatro a mais que em 2010 – que apresentaram novos roteiros e destinos turísticos na França.
Jean-Philippe Pérol, diretor da Atout France nas Américas, destacou a importância de eventos como esse na formação dos agentes. “Hoje em dia o agente não pode ficar esperando somente a comissão, ele tem de vender um produto com valor agregado, e saber identificar o destino certo para cada cliente, por isso sua formação, seu conhecimento de novos destinos, como os oferecidos no workshop, é fundamental”.
De acordo com Jean-Philippe, ao todo, mais de mil agentes devem participar do evento, que ainda vai passar por Curitiba (14/04) e Porto Alegre (15/04).
O Destination France 2011 apresentou três principais destinos aos agentes: Paris, Marseille e a região de Provence, e a região de Champagne. Com representantes locais de cada destino, Paris se destacou por apresentar um roteiro pelos monumentos históricos mantidos pelo Centro de Monumentos Nacionais, e pela Galeria Lafayette. Marseille por ser a capital da cultura européia em 2013, o que está trazendo novos empreendimentos culturais à cidade, e a região de Provence por seus povoados e castelos.
Já a região de Champagne recebeu destaque para seus roteiros enoturísticos com as rotas do champanhe. As operadoras brasileiras CVC, Flot e MGM mostraram seus novos roteiros para estas e outras regiões francesas.
As novidades destes destinos fazem parte de uma ação de divulgação do destino França para brasileiros. Jean-Philippe explica que a grande prioridade é aumentar o mercado emissor dos BRIC, grupo de países emergentes que engloba Brasil, Rússia, Índia e China. De acordo com ele, Rússia e Brasil são os principais focos, e dentre os dois, o mais importante e com maior potencial é o mercado brasileiro, devido a uma maior aproximação histórica e cultural com a França e uma tradição também maior como mercado emissor.
“Em 2010 a França recebeu 480 mil brasileiros, foi um recorde. Nosso plano é até 2020 recebermos 1 milhão”, explica o diretor da Atout, que completa dizendo que para este ano espera um crescimento forte, já que houve um salto de 28% em janeiro na comparação com o mesmo período de 2010. A expectativa é receber 520 mil passageiros em 2011. Além disso, a intenção deste projeto é recolocar a França em primeiro lugar no ranking mundial em receita com o turismo. Hoje, com uma renda de U$ 50 bilhões gerada pelo setor, o país ocupa a terceira posição, atrás de Estados Unidos em primeiro, e China em segundo. Uma das iniciativas para que isso ocorra, segundo ele, é, justamente, investir nos mercados emergentes e na classe média destes países.
De acordo com Jean–Philippe, a participação dos agentes de viagem neste tipo de workshop traz resultados significativos não só para o turismo na França, mas para os próprios agentes de viagens, considerados por ele, seus principais parceiros. E ele lembra que novos eventos e workshops estão previstos para este ano. No segundo semestre haverá um workshop específico para o destino Paris, e outro deverá ocorrer ainda em maio, além disso, haverá também participação na feira da Abav, Associação Brasileira de Agentes de Viagem, que será realizada de 19 a 21/10, no Rio de Janeiro.
Fonte: Mercado&Eventos.