A carga tributária incidente nas atividades relacionadas ao turismo brasileiro entrou na pauta da abertura do 19º Workshop & Trade Show CVC, na última quarta-feira (20/02), em São Paulo.
O ministro do turismo, Gastão Vieira, firmou compromisso de trabalhar em parceria com a cadeia produtiva para melhorar a competitividade do turismo brasileiro por meio da redução de impostos.
A “Medida Provisória 601” em tramitação na Câmara dos Deputados inclui a alimentação fora do lar e os parques de diversão na lista de atividades beneficiadas com a desoneração tributária.
“Estou cada vez mais convicto de que a solução para o Brasil fazer frente à crise econômica mundial, gerar emprego e renda passa, necessariamente, pelo turismo”, afirmou o ministro Vieira.
Ele citou o último relatório do Fórum Econômico Mundial como um importante instrumento para detecção dos gargalos e definição de políticas públicas. O estudo analisa a competitividade de 139 países em diversas dimensões e posiciona o Brasil na 52ª posição no ranking geral.
Entre os itens analisados estão os marcos regulatórios, ambiente de negócios, infraestrutura, priorização do setor e riquezas naturais. “Temos atacado item por item; assinamos um pacto do turismo, desoneramos a hotelaria, temos investido em obras por todo o Brasil”, comentou Vieira.
O fundador e presidente do Conselho Administrativo da CVC, Guilherme Paulus, destacou a importância da ampliação da oferta turística para favorecer a expansão do setor.
“Reunimos aqui todos os segmentos do turismo. Com novos produtos vamos realizar o sonho da viagem para milhões de brasileiros”, afirmou Paulus.