No final de 2010, escrevi uma mensagem para os “promocitários” que saiu aqui no Promoview e depois em outros sites por aí, alguns eu nem mesmo mandei, mas achei legal que tenham publicado.
Como tenho intenção de abrir uma sequência de textos falando sobre algumas palavrinhas muito comuns ao “idioma” dos “promocitários”, resolvi resgatar o texto (com algumas adaptações, claro) para fazer dele a porta de entrada de vocês nesse universo promo. Com os votos de um ano legal aí nas suas faculdades, ok?
“2011 chegou e a gente vai fazer esse ano-evento de qualquer jeito.
Que tal começar por um sampling com nossas marcas e DNA, não um trial, porque a gente sabe que o cliente nunca experimenta logo mesmo, né.
Vamos simplesmente valorizar Brand, porque o importante é sermos top of mind.
Mesmo sem briefing nenhum e, como sempre, sem budget informado, entendo que a gente tem que ir em frente, mesmo porque isso nem seria incentivo, já que, como advertiser, a gente é que tem interesse em saber nosso market share.
Vamos partir pra guerrilha e surpreender todo mundo. Podemos até fazer um teaser, considerando o target, ou uma ação impactante, quem sabe na web, pra viralizar.
Podemos fazer CRM, ah eu e as siglas, Customer Relationship Management, Marketing de Relacionamento mesmo, do bom, pra gerar fidelidade e assim fazer os clientes colarem na gente, meu feeling diz que isso funciona.
Não vamos precisar de prospect, porque a gente já sabe quem tocar. Nosso PDV vai ser na Ampro, porque lá o design do nosso produto vai ter visibilidade.
A questão é o deadline, faltam poucos dias para o segundo semestre e eu nem fiz meu check list direito.
Fazer marketing promocional é uma arte.
A de decupar nos termos que nos são caros, nossos valores e caminhos.
Vamos fazer uma Convenção, aqui usada no seu sentido mais lato, ainda esse ano.
Vamos estar juntos. Não aceitar, juntos, imposições esdrúxulas de ninguém. Vamos nos associar e ficar fortes. Sermos mais marketing promocional que nunca.
Afinal, em “Ampro” aspecto, o futuro nos acena como case de sucesso.
Esse, queiram ou não, será o melhor ano marketing promocional novo.”
Taí, leiam. E o desafio é o seguinte:
Peguem as palavras em itálico. Procurem, se não souberem, o significado delas com seu professores e colegas, procurem aqui o Promoview ou em dicionários de Marketing ou Publicidade mesmo.
Quem estiver afim, pode reescrever o texto “traduzindo-o” para o “idioma” dos leigos ou apenas ficar feliz porque vai se sentir mais um pouco “promocitário”.
A Conceito e o Promoview estão preparando uma palestra para levar às universidades brasileiras falando sobre “Promocitariedades”. Se você gosta dessa ideia, vá conversando com o pessoal da sua, porque vem aí o “Projeto Conceito de Promocitáiro – Uma viagem pelo mundo Promo“.
Imagem meramente ilustrativa.