No dia 31/01, o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da Fifa divulgou a lista final dos Centros de Treinamentos de Seleções (CTSs) escolhidos pelas 32 seleções que participarão do torneio.
“Este é um momento fundamental, porque a partir de agora podemos trabalhar com um cenário real. Ao saber exatamente onde cada seleção irá se hospedar e treinar, podemos começar a detalhar o planejamento de toda a operação de segurança, transporte, logística e outras áreas”, diz Frederico Nantes, gerente-geral de Competição e Serviços às Equipes do COL.
A avaliação das instalações teve início em dezembro de 2011 e se encerrou em maio de 2013. Ao todo, uma equipe de 18 profissionais do COL percorreu 250.000 km em todo o País para inspecionar os locais de treinamento e hotéis oficiais.
Foram avaliados pelo COL 403 candidatos em 25 Estados, além do Distrito Federal. A versão definitiva do catálogo de CTSs foi lançada em outubro de 2013, com 83 locais.
Entre os centros escolhidos, 24 estão situados na Região Sudeste, cinco na Região Nordeste e três na Região Sul do País. Os municípios de Campinas, Itu, Rio de Janeiro e Vitória receberão duas seleções cada.
Entre as cidades-sede, apenas Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo receberão seleções. O Estado que mais receberá seleções é São Paulo, escolhido por 15 delas.
“Esta é uma oportunidade concreta de ampliar a participação da população paulista no evento, promovendo seus atrativos turísticos, aproveitando a infraestrutura existente, as melhorias permanentes em decorrência do evento e toda a diversidade cultural do nosso Estado”, diz Julio Semeghini, secretário de Estado de Planejamento e Coordenador do Comitê Paulista da Copa 2014.