Experiência de Marca

Defesa dos EUA testa informações em redes sociais

<!--:pt-->Uma experiência no mínimo inusitada. É o que se pode dizer do que fez, no final de semana (05 e 06/12), a Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) : a partir de dez localidades do território americano, mantidas em segredo, lançou enormes balões vermelhos de monitoramento das condições atmosféricas com a missão de testar o grau de fidelidade com o qual a informação se espalha na internet.<!--:--><!--:en-->Uma experiência no mínimo inusitada. É o que se pode dizer do que fez, no final de semana (05 e 06/12), a Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) : a partir de dez localidades do território americano, mantidas em segredo, lançou enormes balões vermelhos de monitoramento das condições atmosféricas com a missão de testar o grau de fidelidade com o qual a informação se espalha na internet.<!--:--><!--:es-->Uma experiência no mínimo inusitada. É o que se pode dizer do que fez, no final de semana (05 e 06/12), a Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) : a partir de dez localidades do território americano, mantidas em segredo, lançou enormes balões vermelhos de monitoramento das condições atmosféricas com a missão de testar o grau de fidelidade com o qual a informação se espalha na internet.<!--:-->

Uma experiência no mínimo inusitada. É o que se pode dizer do que fez, no final de semana (05 e 06/12), a Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) :  a partir de dez localidades do território americano, mantidas em segredo, lançou enormes balões vermelhos de monitoramento das condições atmosféricas com a missão de testar o grau de fidelidade com o qual a informação se espalha na internet.

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“O objetivo é verificar se redes sociais como Facebook e Twitter podem ser consideradas fontes confiáveis de informação”, explicou a porta-voz da Darpa, Johanna Jones. O lançamento dos balões coincide com o aniversário de 40 anos da web, criada no final da década de 1960. A agência americana teve um papel fundamental na criação da rede.

Quatro décadas mais tarde, com a internet a pleno vapor, a Darpa quer saber se o Facebook, o Twitter e  outras redes sociais, com seus milhões de usuários – crescendo cada vez mais -, é confiável para enviar alerta às autoridades para, por exemplo, possíveis desastres ou rebelições no país.

A busca pelos monitores das condições atmosféricas, lançados na manhã de sábado, fazia parte de um concurso que premiou com US$ 40 mil a primeira equipe que localizou todos os dez balões. Participaram mais de quatro mil equipes, em todos os cantos do país. O prêmio foi dado a um grupo ligado ao  renomado Massachusetts Institute of Technology (Mit).  A experiência já está sendo criticada por alguns grupos.