A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), recebeu 25 mil pessoas em sua 10ª edição, maior número desde a sua criação. Miguel Conde, curador da Flip deste ano, foi confirmado para a mesma função da festa em 2013.
“Foi um recorde de participação do público, a tenda do telão ficou esgotada em vários eventos. Estima-se que 25 mil pessoas passaram pela Flip na programação deste ano”, disse.
Para o diretor-geral, Mauro Munhoz, em 2012, a Flip teve maior ramificação pela cidade. Ele elogiou o acesso às tendas, que considerou mais confortável para as pessoas. Munhoz também informou que a festa contou com 135 eventos. Desde 2003, a Flip já recebeu 327 escritores de 40 nacionalidades em suas mesas principais.
Ao lado de Liz Calder, criadora da Flip, Munhoz e Conde destacaram a mudança no formato da homenagem ao autor do ano, Carlos Drummond de Andrade. Dessa vez, antes de cada mesa da Tenda dos Autores, houve a leitura de uma obra do poeta com a projeção de seu texto em português e em inglês. Esse tipo de experiência possibilita contato mais direto com a obra do escritor, especialmente para os visitantes estrangeiros.