Experiência de Marca

De aventura em abismo a crash test: a realidade virtual no Salão de SP

Volkswagen e Toyota têm experiências com esta tecnologia.<br />  

De aventura em abismo a crash test: a realidade virtual no Salão de SP

Você já se imaginou no corpo de um “dummy”, aqueles bonecos coloridos que servem para avaliar os danos em testes de colisão de veículos? Se não, o Salão do Automóvel é uma boa oportunidade para que você tenha essa experiência.

Realidade virtual da Toyota no Salão de São Paulo tem crash test (Foto: Reprodução)

 A Toyota criou um espaço onde os visitantes podem experimentar um crash test através de realidade virtual. Com óculos e fone, os participantes ocupam os bancos dianteiros de um Corolla.

Realidade virtual da Toyota no Salão de São Paulo (Foto: Divulgação)

Após assistirem um vídeo sobre segurança, os passageiros “se transformam”em dummies e fazer o percurso do carro rumo à barreira.

 No momento do impacto, ouve-se o estrondo da batida e do acionamento dos airbags. Para tornar a experiência mais real, o carro é preso a um compressor de ar, que simula o impacto de uma colisão.

Para o operador de telemarketing Felipe Verza, que nunca se envolveu em acidentes com deflagração de airbags, a experiência foi realista. “É bem diferente, dá um susto. Parece que estamos em uma situação verdadeira”, disse.

Abismo e fábrica de carros

Na Volkswagen, o leque de opções é maior, entre a aventura e a curiosidade. Se a escolha for a primeira opção, logo após colocar os óculos de realidade aumentada, a visão é a de um precipício, com um rio centenas de metros abaixo.

Realidade virtual da Volkswagen no Salão simula um abismo (Foto: Reprodução)

A missão é caminhar por uma estreita ponte, quando uma águia pousa na extremidade. Do outro lado do abismo, uma Saveiro Cross. Após espantar a ave, o visitante deve pegar a chave, acionar o alarme do veículo e retornar. “Tenho medo de altura, achei bem real, dá até um certo medo”, brincou a engenheira civil Cintia de Cássia Bueno.

Realidade virtual da Volkswagen no Salão simula um abismo (Foto: Reprodução)

Se o medo de altura virtual for um impeditivo, uma opção pode ser uma “visita” a uma fábrica de veículos imaginária vista de um local inusitado: de dentro do carro em produção.

Tudo começa quando o Golf GTI é apenas carroceria. Conforme as etapas vão passando, a montagem avança – pintura, montagem do interior, colocação das rodas e a instalação do logotipo da Volkswagen.

Realidade virtual da Volkswagen no Salão tem 'passeio' por fábrica alemã (Foto: Reprodução)

O passeio virtual tem até uma lembrança da Autostadt, a fábrica da Volkswagen na Alemanha que tem duas corres com um elevador que transporta os carros até suas vagas.

Realidade virtual da Volkswagen no Salão simula uma fábrica (Foto: Reprodução)

No final, já com o carro fictício pronto e em movimento, a voltinha termina em um dia ensolarado, com direito a lâmpadas térmicas que passam a sensação de calor na sala. É a deixa para convidar os participantes a tomar um sorvete na sala ao lado, antes da saída. Um detalhe, o sorvete não é virtual.