Experiência de Marca

DCS fecha as portas em Porto Alegre

Agência chegou a empregar 150 colaboradores e já foi uma das maiores do mercado gaúcho. Uso indevido de verbas promocionais do Banrisul em 2010 envolveu diretores em um escândalo investigado pela PF.

Depois de 27 anos, a agência DCS encerrou suas atividades no dia 28/03. O presidente da agência, Antônio D’Alessandro, reuniu os funcionários no final da tarde da segunda-feira (25/03) para dar a notícia e informou que a iniciativa é resultado de uma decisão dos acionistas. D’Alessandro agradeceu a colaboração e o esforço de todos.

O anúncio sinaliza o fracasso das negociações visando um reposicionamento da agência sob o nome Thompson Sul, uma referência à JWT (J. Walter Thompson), holding internacional que é acionista majoritária da agência de propaganda gaúcha. Por isso algumas contas, como a Tramontina, passarão a ser atendidas pela agência paulista.

A DCS empregava 50 profissionais e atendia a área digital da Vonpar e a Tramontina, número bem abaixo dos mais de 150 colaboradores que a empresa tinha em 2009. A agência de propaganda já foi uma das maiores do mercado gaúcho.

A espiral descente da empresa começou em setembro de 2010, quando uma investigação da Polícia Federal investigando o desvio de verbas de eventos, marketing promocional e live marketing estimados em R$ 10 milhões da área de marketing do Banrisul aprendeu R$ 2,6 milhões na agência veja aqui .

Depois da estar nos holofotes pela Operação Mercari, a DCS voltou às notícias um ano depois, quando a Azaléia, um dos seus maiores clientes, passou a ser atendida pela DM9Sul, um braço local da paulista DM9DDB.

De acordo com fontes do mercado publicitário a troca de agência da fabricante gaúcha de calçados aconteceu ao mesmo tempo que Roberto Callage, um dos sócios da DCS, saía do negócio.

O filho de Roberto, Márcio, saiu da posição de gerente de marketing da Olympikus, uma das marcas da Azaléia, para virar sócio da DM9Sul, outro ex cliente da DCS, em uma disputa com a GlobalComm e Paim.

Dois meses depois, a nova agência faturou ainda a conta do Shopping Iguatemi Porto Alegre. No mês seguinte, a DCS perdeu a Lojas Pompéia para a DM9Sul.

O tradicional prédio ocupado pela DCS no sofisticado bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre está sem nenhum tipo de comunicação visual. Ao contrário, há na frente uma grande placa de ‘Aluga’.