O Balé Folclórico da Amazônia abriu na sexta-feira (01/03) a temporada de março do Projeto Por-do-Som, na Orla do Armazém 3, na Estação das Docas. O público assistiu a um espetáculo de danças e música do folclore paraense. A tradição indígena abriu a apresentação, seguida da interpretação das lendas do boto, iara e vitória régia.
Danças como lundu, siriá e o tradicional carimbó também integraram o repertório do Balé Folclórico Amazônico, com destaque para canções de compositores paraenses, como o maestro Waldemar Henrique e Rui Barata.
O publicitário Raul Kós, que estava na Estação das Docas com a família, assistiu e aprovou o espetáculo folclórico. “Ouvimos o anúncio do projeto e viemos conferir. Eu, como paraense, sinto-me muito orgulhoso em ver um projeto que zela pela nossa tradição cultural. Imagino como se sentem aqueles que vêm de outros Estados e conhecem a nossa cultura”, declarou.
O Projeto Por-do-Som é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas.
Na próxima sexta-feira (08/03), o projeto mostrará o trabalho do Grupo Paranativo, que se apresentará a partir das 18h, na orla do Armazém 3, com entrada franca.
Fonte: Camila Barros/Pará 2000.