A capital paranaense se prepara para receber jogadores nacionais e internacionais no “Mês do Tênis“, que contará com uma série de eventos voltados para atletas do infantojuvenil e profissionais, nas quadras do Santa Mônica Clube de Campo . Depois de 20 anos no Distrito Federal, a Copa das Federações, maior torneio nacional de equipes e o Campeonato Brasileiro Infantojuvenil, maior competição individual para a categoria, serão sediadas pelo Paraná. Em paralelo, a cidade recebe dois torneios profissionais da série Future, que conta pontos para o ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
A programação do “Mês do Tênis”, que conta com a parceria entre a Confederação Brasileira de Tênis, com a Secretaria Municipal de Esportes, o Governo Estadual e a Federação Paranaense de Tênis, terá início na próxima segunda-feira (04) e encerra no dia 17 de julho, com a participação de cerca de mil atletas e com público estimado em 4 mil expectadores.
A programação começa com a disputa do Brazil F20 Futures, primeiro torneio da série Future a ser disputado no Santa Mônica, no período de 04 a 11 de julho, evento que soma pontos para o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), e serve de oportunidade para que os atletas possam iniciar no tênis profissional e também para melhorar a posição no ranking da ATP. Na sequência, será disputada a segunda competição internacional, o Brazil F21 Futures, de 11 a 17 de julho.
Os confrontos nacionais começam com a Copa das Federações, que reúne 14 federações do país. Os jogos que valem o título do ano para a federação que somar mais pontos na competição iniciam no dia 06 e encerram no dia 09. Com o encerramento da disputa entre as federações, tem início a disputa mais importante para o tênis individual do país, o Campeonato Brasileiro Infantojuvenil, que também é válido pela quarta etapa do Circuito Nacional Correios, que vale o título nacional para as categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino. A competição será realizada de 09 a 16 de julho, e conta com a participação de mais de 600 tenistas.
Future
Para a disputa dos dois torneios da série Future, foram confirmadas as presenças de atletas de dez países, como o Brasil, Argentina, Japão, Itália, Estados Unidos e Rússia. Entre os principais nomes da disputa, no Brazil F20 Futures, o primeiro a ser decidido, estão os tenistas brasileiros Ricardo Hocevar, 257º colocado no ranking mundial e Daniel Silva, um dos grandes nomes do tênis nacional, que ocupa a 322ª posição no ranking da ATP. No Brazil F21 Futures, os brasileiros Rodrigo Guidolin, número 354 do ranking mundial e André Miele, 358º colocado, são cabeças de chave 01 e 02 do torneio, respectivamente. Além disso, a segunda disputa contará com o vice-campeão do Future disputado em junho no Clube Curitibano, Tiago Lopes, cabeça-de-chave 03 do torneio.
A expectativa entre os paranaenses está nos tenistas já confirmados na chave principal, Tiago Slonik, Thales Turini e Luiz Deneka, além de Felipe Garla, que ganhou a vaga ao vencer o Campeonato Nacional de Incentivo Profissional – CNIP, em Arapongas e o campeão paranaense dos 18 anos, Mário Littieri, ambos por vencerem as disputas e ganharem um Wild Card para a chave principal.