Experiência de Marca

Curiosidades da São Paulo Fashion Week

São Paulo Fashion Week é o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina e a quinta maior semana de moda do mundo ao lado das semanas de moda de Paris, Milão, Nova York, Londres.

O FFW deu uma volta pela Bienal e esteve nas salas de desfiles, corredores e lounges atrás do que há de inédito, que está acontecendo pela primeira vez no evento. Você sabe o que é a técnica “ombré”? Quer se aperfeiçoar na arte de maquiar? Um showroom high tech pela primeira vez dentro da SPFW, um cabeleireiro de divas… Saiba agora onde está tudo isso e como usufruir desses serviços maravilhosos!

Aula de automaquiagem

Quem foi à SPFW com tempo, pôde aprender a dar um up no seu make. Era só passar no lounge do O Boticário e marcar uma aula. Foi concorrido! Levou, em média, uma hora. Destaque: a solução para sobrancelhas que deixa essa parte do rosto naturalmente mais definida e o produto Primer Facial, que se aplica antes de começar a maquiagem, tira o brilho e dá aquele efeito matte que segura a make por mais tempo.

Na segunda-feira, dia 23, a marca fez um desfile de maquiagem para mostrar as tendências do inverno.

Acessórios de Divas

Acessórios da Alexandre de Paris (Foto: ©Divulgação).

Cabeleireiro de divas no passado, Alexandre de Paris transformou seu nome em uma marca de acessórios que esteve à venda na Pop Up Store, no piso térreo da Bienal. A história desse ícone dos penteados começou há quarenta anos e é impressionante: amicíssimo de Coco Chanel, foi ele quem criou as camélias, marca registrada da marca; braço direito de Grace Kelly, era responsável por todos os seus looks de cabelo; mas, foi Elizabeth Taylor sua “bff”: ele a penteou em todos os seus oito casamentos e criou para ela a inesquecível cabeleira de Cleópatra cheia de trancinhas no filme homônimo, lembra?

Os acessórios são a maioria de acetato, todos feitos à mão, alguns com aplicações em strass, outros banhados a ouro. Várias camélias. Vale a pena a vista.

Técnica Ombré

Unhas ombré feitas no lounge da Risqué (Foto: ©Divulgação).

A Risqué trouxe dos EUA para o Brasil uma nova maneira de pintar as unhas em tons dégradés. É assim: você escolhe duas cores de esmaltes. As mais ousadas podem optar por cores opostas, com maior contraste, ou cores complementares, com  efeito mais sutil. Esmalta-se a unha com a “cor base” e com uma esponja de maquiagem “esfumaça-se” do meio para as pontas, intensificando no final. Passar o extra brilho no fim é fundamental para que o esmalte na sua unha dure mais.

A esponja usada para “esfumaçar” o esmalte (Foto: ©Divulgação).

Antes do Show

Antes de cada desfile um vídeo instigante foi mostrado na abertura. Foram depoimentos dos estilistas da SPFW sobre inspiração. Quando perguntados: “O que te inspira?”, uma sequência de imagens saiu da cabeça deles, como se eles estivessem limpando a mente para se inspirar, de olhos fechados, pensando. Na verdade, criando! Personagens, filmes, memórias da infância, tudo isso é motivo de inspiração. Outro detalhe curioso é que cada vez que a imagem de um estilista aparecia, seu nome como está escrito no RG foi revelado: Dudu Bertholini virou José Eduardo, Clô Orozco voltou a ser Clotilde, e assim por diante. Emocionante.

Projeções Psicodélicas

Show room La Estampa (Foto: ©Divulgação).

Pela primeira vez na história da semana de moda um show room foi feito dentro da SPFW. A marca de tecidos La Estampa montou um lounge todo high tech: quando o cliente queria visualizar o tecido que pretendia comprar, as gotas de tecidos de diversos tamanhos penduradas no teto recebiam a projeção das estampas escolhidas via iPad.

Arte com Grife

Arte com grife de Felipe Morozini no lounge Glamurama (Foto: ©Divulgação).

Quem passou pelo lounge do Glamurama pôde esquecer o social um pouquinho e olhar para esse painel feito pelo artista plástico Felipe Morozini. O artista criou um caça-palavras gigante em que misturou nomes de estilistas com sobrenomes de outro. Tipo assim: Samuel Haten, Oscar Duek, Tufi Herchcovitch, etc. Minutos de riso garantido!

Reidratação Light

Foto: ©Daniel Deak.

Circulou na mão do povo da moda na Bienal umas caixinhas brancas com cores neons. Tratava-se de uma água de coco misturada com chá branco, verde ou pepermint. Foi a primeira vez que esse produto foi distribuído em São Paulo e escolheu a SPFW para chegar à cidade. Chama-se Amazon Waters.

A Primeira Vez a Gente Nunca Esquece

O “lounge” aberto da Melissa na SPFW Inverno 2012 (Foto: ©Juliana Knobel).

Um dos brindes mais famosos da SPFW fez o début nos corredores da Bienal. Explica-se: a Melissa, uma das mais antigas patrocinadoras da SPFW, sempre teve um dos lounges mais concorridos do evento. Filas na porta, promoter sobrecarregado de convidados e o público querendo entrar para tentar ganhar a disputada sandália de plástico. Agora, nada mais de paredes. Pela primeira vez o lounge da marca foi aberto, bem no coração da Bienal. As filas, porém, continuaram!

A fila do “lounge” da Melissa (Foto: ©Juliana Knobel).

James Bond na SPFW

O carro original Citroën 2CV, de 1981, usado pelo maior heroii britânico – depois de Sherlock Holmes –, esteve exposto na Bienal, mais precisamente no Clube SPFW. A relíquia pôde ser vista de perto e tocada; os convidados puderam entrar no carro, tirar foto, apreciar as marcas de tiros, etc.

Disponibilizado pelo diretor Albert R. Broccoli, o carro aparece no filme “007 – For Your Eyes Only” (“007 – Somente Para Seus Olhos”), com Roger Moore e Carole Bouquet e recebeu vários reforços para aguentar os trancos das filmagens acrobáticas.

O carro exposto no Clube SPFW (Foto: ©Gustavo Fairbanks).

A São Paulo São PauloFashion Week aconteceu de 20 a 24/01.

Fonte: Flavia Brunetti, em colaboração para o FFW.