A Cultura Inglesa, instituição que tem como missão promover o ensino do inglês e da cultura britânica no país, divulga a realização do 26º Cultura Inglesa Festival (CIF), estabelecido evento de cultura, educação e arte, gratuito e aberto ao público, que acontece entre os dias 18 de maio e 18 de junho.
Agora, aquele que é o maior festival da América Latina com foco na cultura britânica e na língua inglesa firma o formato híbrido de exibição, inaugurado em sua edição comemorativa de 25 anos, realizada no ano passado.
Dessa-forma, o evento vai trazer para o público uma programação versátil, variada e multidisciplinar, em diversas linguagens artísticas através de eventos presenciais, híbridos – com público presente e posterior exibição na plataforma do festival, além de conteúdo nacional e internacional exibido on demand.
Em seu manifesto de lançamento do festival, intitulado “Together”, cuja tradução literal é “Juntos”, o Cultura Inglesa Festival destaca a relevância do pensar e do agir coletivo no que toca o enfrentamento dos desafios impostos pelos tempos atuais. A mensagem reafirma a vocação do evento para promover o engajamento e o debate público sobre questões urgentes que atingem as sociedades.
“O Cultura Inglesa Festival tem o compromisso de debater, refletir e pensar nas grandes questões do nosso tempo a partir de uma perspectiva artística, cultural e educacional em colaboração com a cultura britânica. Acreditamos que a Arte, a Cultura e a Educação, além do inglês como língua franca, são ferramentas capazes de criar espaços de cidadania, diálogo e reflexão, enquanto proporcionam lazer, entretenimento e, sobretudo, participação coletiva. É por isso que, nesta edição, ressaltamos o impacto da ação coletiva para abrir novos espaços criativos e imaginativos, contribuindo à construção de um mundo mais sustentável e solidário”, destrincha Liliane Rebelo, Diretora Executiva de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa.
Assim, o Cultura Inglesa Festival mantém o foco no intercâmbio com a cultura e as artes britânicas ao mesmo tempo que proporciona um espaço de fruição coletiva e democrática de bens culturais e educacionais. Além disso, a diversidade de sua programação dá voz a grupos historicamente excluídos e abre espaços para narrativas invisibilizadas, consolidando o viés social e inclusivo do evento.
Acessibilidade, diversidade e gratuidade
Alinhado com a missão educacional da Cultura Inglesa, o 26º CIF tem na língua inglesa e na cultura britânica os eixos centrais de uma programação que celebra o intercâmbio e a diversidade cultural por meio das mais diferentes linguagens artísticas, tais como música, dança, teatro, performance, cinema, moda, poesia e até ciência.
O evento conta com a participação de artistas britânicos e também com a produção artística local que dialoga com a língua inglesa e as diferentes culturas que compõem o Reino Unido e a Commonwealth. Haverá ainda projetos realizados em parceria com o Sesc-SP, a Cinemateca Brasileira, o Centro Cultural São Paulo e a Orquestra Sinfônica Brasileira, além dos parceiros internacionais The Royal Institution, Creative Scotland, Unlimited, Playwrights’ Studio Scotland, Encounters Short Film & Animation Festival, Arts Council England e Cambridge University Press.
Dentre as diversas atrações voltadas para públicos de todas as idades, estão a realização de shows, exibição de filmes, espetáculos de dança, teatro e poesia e oficinas, permeadas por debates e diálogos sobre temas da atualidade.
Dando continuidade à tradição iniciada em 2021, o festival promoverá duas competições abertas à participação do público: o 3º DepicT! Brasil, versão brasileira da competição britânica de filmes digitais de 90 segundos, e o 3º Slam CI, campeonato de poesia falada.
A fim de descentralizar sua programação e atingir novos territórios e comunidades, o festival ainda terá uma versão menor, o CIF Day, que consiste em atividades educativas no formato presencial, a serem realizadas para públicos de todas as idades, em quatro unidades da Cultura Inglesa em São Paulo; Santo Amaro, Santo André, Vila Mariana e Guarulhos.
Uma outra novidade para esta edição do CIF é a participação direta de alunos da instituição, que vão compartilhar sua produção criativa e contribuição na realização de projetos internacionais de Arte-Educação por meio de espetáculos e publicações apresentadas em eventos que compõem a programação do festival.
Responsabilidade social, cultural e ambiental
Em sua edição de 2023, o Cultura Inglesa Festival preserva sua posição de evento socialmente responsável. Assim, o festival integra o escopo de ações de impacto sociocultural da escola de inglês, que, além de cumprir com sua missão de democratizar o acesso do ensino do idioma, provê serviços e eventos gratuitos em favor de suas comunidades de atuação, bem como ações de impacto social. Isso se materializa por meio da parceria com mais de 30 organizações da sociedade civil, com a esfera pública e também pela concessão de bolsas de estudos para alunos de baixa renda.
Neste ano, como uma ação importante de democratização do acesso, o CIF vai garantir uma cota de ingressos para alunos de projetos sociais da Cultura Inglesa, incluindo sua unidade social em Paraisópolis, São Paulo, que poderão acompanhar gratuitamente algumas atrações do festival.
No mais, o CIF 2023 ressalta seu engajamento socioambiental com a realização de um evento sustentável, certificado pelo selo Carbon Free, assumindo então o compromisso com um plano de compensação das emissões de CO2 de todas as suas atividades, digitais e presenciais, por meio do plantio de árvores em área de restauro florestal. Vale destacar que o tópico “crise climática” tem proeminência nesta edição do festival, protagonizando projetos de dramaturgia, debates e produções audiovisuais.
Desde 2021, quando o festival foi realizado no formato 100% digital, o CIF também se destaca por adotar ações que impactam na inclusão e na acessibilidade, oferecendo uma programação adaptada, na forma e no conteúdo, para incluir novos públicos. É o caso da adoção da língua brasileira de sinais (LIBRAS), da audiodescrição e da ampla representatividade de pessoas com deficiência na programação.
O público interessado em acompanhar a programação digital do 26º Cultura Inglesa Festival poderá realizar um cadastro na plataforma oficial do evento. Uma vez cadastrado, o usuário poderá interagir com outros usuários durante a exibição de conteúdos que serão liberados gradativamente para livre acesso. Também será possível acessar a programação digital sem realizar o cadastro.
Toda a programação do evento será disponibilizada gratuitamente, exceto aquela apresentada no SESC, com ingressos a preços populares. A programação inclui atrações presenciais, híbridas e outras totalmente digitais. Algumas apresentações realizadas no formato presencial serão posteriormente integradas ao acervo on demand da plataforma, que permanecerá ativa até o final do evento.
Foto: Gil Grossi/Divulgação e Reprodução