Experiência de Marca

Cultura do cupom de desconto se espalha pelo Brasil

De acordo com um levantamento recente da Comscore, mais de 20% dos<em> e-consumidores</em> latino-americanos iniciam o seu processo de compra por meio de cupons de descontos e promoções.

Passada a onda dos sites de compras coletivas, um novo conceito de consumo chega com força na internet brasileira: o uso de cupons de descontos.

De acordo com um levantamento recente da Comscore, mais de 20% dos e-consumidores latino-americanos iniciam o seu processo de compra por meio de cupons de descontos e promoções. O hábito, que já é comum no varejo americano, caiu no gosto dos brasileiros, que não perdem a oportunidade de “pechinchar” pela internet.

Nos Estados Unidos, as lojas oferecem cerca de três bilhões de cupons por ano. Segundo a Associação Nacional de Marketing, o consumidor que gasta 20 minutos por semana indo atrás de cupons, pode conseguir uma economia de até mil dólares por ano, o equivalente a cerca de dois mil reais.

Ainda nos EUA, o uso de cupons de descontos aumentou 63% em 2011, representando uma economia de US$ 3,7 bilhões para os consumidores, segundo o Coupons.org. O site prevê também que o número de usuários de cupons de descontos on-line deve crescer de 2,7 milhões em 2010 para 35 milhões em 2014, um aumento de quase 1.300%.

“Só no primeiro semestre de 2012, distribuímos 5,5 milhões de cupons”, explica Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, portal pioneiro no conceito de cuponagem no Brasil e responsável por trazer para ao País o maior evento de descontos já criado, o Black Friday.

O crescente uso de cupons de descontos grátis no Brasil é um dos fatores que colabora para a queda dos preços do e-commerce. De acordo com o índice e-Flation, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com as consultorias Felisoni e Íconna, o comércio eletrônico brasileiro registrou uma deflação de 6,18% nos primeiros seis meses de 2012 em comparação com o segundo semestre do ano passado.

Segundo o e-bit, as vendas na internet devem crescer 25% este ano em relação a 2011, que representam um faturamento de R$ 23,4 bilhões para o setor.

O portal Busca Descontos é responsável pela criação das maiores datas de descontos do varejo on-line (BlackFriday.com.br, Boxing Day e o Dia do Frete Grátis), marcadas pela distribuição massiva de cupons de descontos, ou, no caso do Dia do Frete Grátis, pela isenção da taxa de entrega dos produtos.