Uma pesquisa inédita realizada pela Ipsos no Brasil, apontou que 91% da população desconhece totalmente a UCE (Urticária Crônica Espontânea), doença que afeta mais de um milhão de pessoas no Brasil.
Ao se verem com os sintomas da doença, as pessoas passam anos buscando sua causa, e, em razão disso, a maior parte dos pacientes desiste de procurar um médico.
Para reverter essa situação e auxiliar essas pessoas a voltarem a ter uma vida normal, a campanha de conscientização “UCE – Todos pela Causa”, foi inteiramente focada no paciente e na informação sobre a doença.
A campanha foi criada pela AMZ para a Novartis, com estratégia de PR da Economídia.
O filme principal da campanha narra a vivência de quatro pacientes e conta com o protagonismo do ator Eriberto Leão, que imediatamente aceitou o desafio de se tornar embaixador da causa e de comunicar para o maior número possível de pessoas que: “Sim, a UCE tem tratamento, e quanto mais gente souber, mais poderemos ajudar.”
Como essa doença não escolhe perfil ou classe social, o plano de mídia e de relações públicas foi traçado para atingir o maior número possível de pessoas na TV aberta e fechada, rádio e YouTube, além de serem feitas parcerias com uma diversidade de canais digitais, artistas e influenciadores – escolhendo parceiros que realmente se solidarizaram pela causa.
Para lançar a campanha, o Cristo Redentor, um ícone nacional que representa o Brasil no mundo e uma das Sete Maravilhas do Mundo moderno, recebeu uma projeção de proporção inédita e “vestiu a camisa” da campanha na noite do seu lançamento. Participaram do lançamento celebridades como Ellen Roche, Flávio Canto e Gabriel O Pensador.