Cerca de mil criativos de diversas partes do mundo devem chegar a Lisboa no final deste mês para o Eurobest, que acontece entre 28 e 30/11. Apesar de ser conhecido como um dos principais festivais de criatividade da Europa, as fronteiras estão cada vez menores, e sua abrangência maior a cada ano que passa.
A edição deste ano, por exemplo, traz Sérgio Valente, CEO da DDB Brasil, como presidente de júri em Filme, Imprensa, Outdoor e Rádio, e à frente do painel de jurados da categoria Integrated.
Dagan Cohen, da DraftFCB da Holanda, será o presidente do júri em Direct, Promo & Ativação. Outros presidentes de júri incluem Daniel Bergman, da produtora britânica Stink, na categoria Craft; David Gallagher, da Ketchum Pleon Europe, na categoria de Relações Públicas; Tom Eslinger, da Saatchi & Saatchi Worldwide, nas categorias de Interactive e Mobile; Tim Greenhalgh, da Fitch, no de Design; e Marco Rimini, da Mindshare Worldwide, no da categoria de Mídia.
O Eurobest terá ainda uma competição dedicada aos jovens talentos da indústria publicitária europeia, a Eurobest Young Creative Integrated Competition.
Além de premiar os melhores trabalhos da indústria criativa europeia em 13 categorias, o Festival terá, ainda, 23 seminários, workshops e palestras liderados por CEO e diretores criativos de algumas das marcas e empresas mais importantes do mercado global.
Esta é a quarta edição do festival, que já aconteceu em Estocolmo, Amsterdam e Hamburgo. “Houve quem me perguntasse, por causa da crise, ‘estão certos que querem ir para Lisboa?’. E eu respondi que sim, porque queremos que o Eurobest mostre ao mundo que Portugal não está morto e que conseguiremos fazer um grande festival. Temos a expectativa de este ser o maior Eurobest de sempre”, resumiu o CEO do festival, Philip Thomas.