Fã de desenho animado é assim: reconhece a voz do ídolo ou do super-herói até mesmo a distância. E se for possível falar com ele, ouvindo a sua voz pelo telefone, a alegria vem em dobro.
Foi pensando em toda essa emoção que o Graacc lançou um novo projeto, chamado “Helpline de Desenhos”. Criada pela Ogilvy Brasil, a ação permitiu que crianças com câncer vivessem a surpresa de atender a uma ligação telefônica de seu personagem preferido, diretamente do hospital. O objetivo desta ideia era levar mais alegria aos pequenos, ajudando assim na humanização do tratamento contra a doença.
A causa ganhou força com o apoio do canal Cartoon Network (Turner Internacional), que cedeu gratuitamente seus principais personagens. Cerca de dez dubladores aceitaram participar da ação. Telefones de verdade, porém com temas infantis, foram colocados na brinquedoteca e no pronto atendimento do Hospital do Graacc, que funciona na Vila Mariana, em São Paulo.
Fotos: Divulgação.
Sem imaginar quem estava do outro lado da linha, algumas crianças atenderam ao telefone que tocava. A emoção vem ao saber que quem fala é, por exemplo, o Ben 10, ou a Lindinha, Docinho ou Florzinha, das Meninas Super Poderosas. O dublador não apareceu para a criança para não acabar com a magia da paixão pelo personagem; porém estava em outra sala, dentro do hospital.
A conversa estimulou os pequenos a fazerem o tratamento, mas acima de tudo buscou dar força para terem mais alegria num dia a dia com tantas dificuldades que o tratamento contra o câncer infantil impõe. Toda a conversa foi, antecipadamente, orientada pelo Dr. Antônio Sérgio Petrilli, quem ajudou a fundar a instituição, em 1981.
“A missão do Graacc é promover a cura de crianças com câncer com qualidade de vida. Trabalhamos para garantir um tratamento de qualidade, com os mais avançados padrões científicos, mas também investimos na humanização do atendimento hospitalar. Essas ações trazem benefícios psicológicos e fazem bem para a autoestima do paciente, que aceita melhor o tratamento. A iniciativa Helpline de Desenhos teve um impacto muito positivo. Ao falar com seu personagem favorito, a criança entrou no mundo de sua fantasia, se divertiu e se distraiu. Esse momento de felicidade ajuda a amenizar a dura realidade enfrentada pelos pacientes e familiares ao longo da jornada de cura.” diz Dr. Sérgio Petrilli, superintendente médico do Graacc.
Confira o vídeo da ação de marketing sustentável: