Experiência de Marca

Cresce a demanda de jogos on-line no Brasil

Os resultados da segunda etapa da pesquisa sobre esse mercado <em></em>realizada pela Newzoo, e patrocinada pela Real Games mostra que, em 2011, os  brasileiros irão gastar US$ 2 bilhões nesse segmento.

Os resultados da segunda etapa da pesquisa sobre o mercado de jogos on-line realizada pela Newzoo, empresa internacional de estudo de mercado focada na indústria de jogos, e patrocinada pela Real Games – do ramo de jogos casuais – , e por outras grandes empresas mundiais de jogos, mostra que, em 2011, os brasileiros irão gastar US$ 2 bilhões em jogos digitais.

O estudo comprova que a difusão dos jogos nas redes sociais, em dispositivos móveis e de MMO (jogadores múltiplos), somada ao incentivo dos jogos gratuitos, está acelerando o volume de gastos dos usuários brasileiros. Nesse cenário, o Brasil se transformou em um mercado estratégico para este setor, comparável, em tamanho, aos países europeus.

“Os resultados da segunda etapa da pesquisa reiteram o grande potencial do mercado brasileiro neste setor, ampliando as possibilidades de negócios para empresas e anunciantes”, observa Ronaldo Bastos, diretor executivo de América Latina da Atrativa – Real Games, ao destacar que os jogos passam a ter um papel fundamental para a promoção dos produtos e das marcas.

A maior parte dos gastos previstos de US$ 2 bilhões é realizada on-line ou por intermédio dos telefones celulares. Os jogos no Facebook e no Orkut respondem por 11% das compras dos usuários, enquanto os sites dedicados a jogos casuais ficam com 15%, em comparação aos 16% gastos em jogos MMO, o que totaliza US$ 320 milhões. Os telefones celulares representam 9% dos gastos com jogos, o equivalente a US$ 180 milhões.

Os videogames e os jogos de computador para PC e Mac somam consideráveis 34% dos gastos do mercado, sendo que uma grande parte desse dinheiro vai para o comércio de segunda mão e de cópias ilegais. Hoje, três quartos dos compradores de jogos de videogame e computador adquirem jogos dessa maneira, totalizando US$ 48 milhões.

A pesquisa também mostra que os brasileiros gastam dinheiro – cerca de US$ 300 milhões – baixando jogos pela internet, o equivalente a compra de jogos para PC e Mac na caixa.

Dos 23 milhões de brasileiros que baixam jogos para PC ou Mac, 64% utilizam software de compartilhamento de arquivos para obter jogos gratuitamente, sendo que 21% costumam usar esse método pelo menos uma vez por semana. Uma tendência parecida para jogos de console.

Dos US$ 380 milhões gastos em jogos para console, uma porcentagem de 13%, ou seja, US$ 49 milhões, são gastos em jogos e conteúdo adicional que podem ser baixados diretamente no console. Deste total, aproximadamente US$ 61 milhões são gastos em produtos usados que vêm em embalagem física e também em cópias piratas, deixando US$ 270 milhões para produtos em embalagem física novos, comprados on-line, no varejo ou no exterior.

“O Brasil, de certa forma, está à frente dos países ocidentais no que diz respeito à popularidade de novas plataformas de jogos e novos modelos de negócios”, comenta Peter Warman, CEO e cofundador da Newzoo, ao destacar que, mesmo com o atual crescimento econômico, um gasto superior a US$ 50 por jogo é bastante expressivo para os brasileiros.

“Gastar pequenas quantidades de dinheiro em jogos que já experimentaram gratuitamente parece ser exatamente o que o mercado precisava para alcançar o seu potencial máximo de crescimento. Deveríamos pensar duas vezes antes de chamar o Brasil de um mercado de jogos emergente”, finaliza Warman.

A pesquisa também revelou que o brasileiro joga em todas as plataformas de jogos, alcançando uma média de 4,6 jogadores por plataforma. Sendo que 27% dos jogadores utilizam as sete plataformas – sites de jogos casuais, redes sociais, dispositivos móveis, MMO, PC/Mac para download, PC/Mac embalagem e console.

Outro dado muito relevante é que 38% do tempo de jogo é gasto em jogos casuais ou de redes sociais. Entre as redes sociais, o Orkut se mostrou uma plataforma bem popular no País: 84% das 24 milhões de pessoass que jogam na rede utilizam o Orkut.

Sobre a primeira pesquisa nacional de jogos no Brasil

Pela primeira vez os especialistas em pesquisas de mercado da Newzoo conduziram a Pesquisa Nacional sobre Jogos no Brasil em 2011, que traz informações detalhadas sobre o comportamento, as preferências e os gastos do mercado de jogos da população ativa na internet.

Um dos resultados mais significativos da pesquisa foi que o Brasil conta com 35 milhões de usuários de jogos digitais – o equivalente a 76% da população ativa na internet de dez a 65 anos de idade, que é de 46 milhões de pessoas. Desses 35 milhões, 47% gasta dinheiro com jogos, uma proporção comparável aos países ocidentais.

A pesquisa completa estará disponível aqui.