No dia de hoje (21/02), cerca de meio milhão de militares em todo o mundo vão sair às ruas para promoverem a paz, o “CISM Day Run“. No Brasil, o evento será realizado em dez capitais e estará aberta à participação de todos. Em algumas cidades serão distribuídas camisetas e brindes, além da arrecadação de doações para as vítimas do terremoto no Haiti.
Além do Rio de Janeiro, vão sediar as Corridas da Paz as cidades de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Manaus, Fortaleza, Recife, Curitiba e Porto Alegre. No âmbito internacional, o evento – conhecido como Cism Day Run – estará presente em diversos países, com previsão de cerca de 500 mil participantes no mundo todo.
A “Corrida da Paz” ajudará a promover os V Jogos Mundiais Militares, a serem realizados no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 24/06 de 2011, que contará com competidores de 20 modalidades. Além de natação, vôlei, atletismo e futebol, os jogos apresentarão ao público modalidades diferenciadas, praticadas na área militar, tais como o paraquedismo, orientação e os pentatlos militares.
No ano passado, o CISM Day Run mobilizou 250 mil militares em 50 países diferentes. A iniciativa é promovida pelo Conselho Internacional de Esportes Militares. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a população mundial sobre os esforços para erradicação de conflitos que ocorrem em todo o planeta.
No Rio de Janeiro, a caminhada pela paz começará às 09hs na Praia de Copacabana. O evento vai percorrer a orla marítima entre os fortes do Leme e de Copacabana e terá a participação de cerca de mil militares, mas também estará aberto aos familiares dos militares e ao público em geral. Os primeiros participantes que chegarem ao Forte do Leme (a concentração está prevista para as 08hs) ganharão camisetas do evento. Não é preciso fazer inscrição. A caminhada terá aproximadamente quatro quilômetros. Os organizadores pedem para que os participantes e os espectadores usem camisas brancas. Em Brasília, será realizada uma caminhada e corrida de quatro quilômetros no Eixão, às 09hs.
Em Brasília, a largada será realizada na altura da 103 Norte. Os interessados em participar deverão doar 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas às vítimas do terremoto no Haiti e devem ser feitas no próprio local da prova. Haverá ainda distribuição de camisetas para os 1,5 primeiros participantes e sorteio de brindes.