Para tentar combater a crescente onda de divórcios na China, a empresa de correios local lançou uma campanha social que convida os noivos a escreverem uma carta ao seu parceiro. Esta será postada apenas sete anos após o casamento.
Em 2010, quase dois milhões de casais chineses pediram o divórcio. Estima-se que o valor aumentou 14,5% com relação ao ano anterior. De acordo com as autoridades do país asiático, em apenas uma década, o fracasso dos casamentos dobrou.
Assim, para lembrar os casais dos motivos pelos quais se uniram, depois de sete anos enviará cartas escritas pelos amantes, de modo que se o casal está passando por um período ruim, um carta de amor poderá despertar boas lembranças e permitir que resolva seus problemas.
A ação inclui, ainda, uma edição especial de selos, postais e um “passaporte romântico”, que será carimbado em cada aniversário do casal, com a intenção de salvar algumas uniões de chegarem aos tribunais.
Fortes tradições e costumes da sociedade chinesa não impediram que os jovens começassem a experimentar o amor e o casamento de uma forma mais ocidental. Recentemente, foi aprovada uma alteração à lei do casamento, que estipula que em caso de separação, a casa do casal será dividida de acordo com a contribuição de cada parte. Até então, a propriedade era dividida em partes iguais, independente da contribuição de cada um.