O Corinthians prepara uma ação ainda inédita no futebol brasileiro. O departamento de marketing do clube contratou a Euro RSCG para realizar um estudo da marca do clube. Segundo José Melchert, diretor geral do braço de branding e design da agência, o trabalho pretende criar uma diretriz para as novas ações que poderão ser realizadas pela agremiação.
“Pretendemos levar a marca Corinthians para outro patamar, semelhante às equipes norte-americanas de outras modalidades. Com isso, poderemos aproximar novos anunciantes para o clube e queremos definir o que é a essência do Corinthians: se é uma potência do futebol, olímpica, de entretenimento ou até uma junção disso tudo”, explica o executivo.
Dividido em três etapas, a primeira terá uma pesquisa da história do clube e uma sequência de 20 entrevistas com diretores, torcedores e até “anticorintiianos”, consideradas peças-chave na organização. A segunda será um aprofundamento do estudo, que mostrará a alma da marca e definirá atributos e diferenciais. O terceiro, por fim, decidirá as diretrizes para a atuação do departamento.
“Será um aprendizado. Com marcas normais este estudo é mais simples, pois só há questões mercadológicas. No futebol é bem mais complicado: mexemos com a paixão dos torcedores e a política interna do clube, por exemplo”, explica. O trabalho será realizado nos próximos três meses e deverá estar pronto até o final do mês de junho.