Experiência de Marca

Coral inicia revitalização na Comunidade Santa Marta

O local tem, atualmente, cerca de seis mil moradores e 637 edificações segundo levantamento técnico realizado pela marca de tinta. Todas as casas que estão de acordo com os critérios do projeto terão suas fachadas revitalizadas.

Em mais uma etapa do projeto socioambiental da Tintas Coral, “Tudo de cor para você”, a empresa está de volta à Comunidade Santa Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para dar início à revitalização do morro com a participação de moradores, colaboradores e funcionários.

Em 2010, a companhia realizou um projeto piloto no local com a pintura da Praça do Cantão, e, com o sucesso da experiência, nesta nova etapa o objetivo é que todas as moradias do morro tenham suas fachadas revitalizadas.

Na época, 2.600 litros de tintas Coral foram utilizados para revitalizar 34 fachadas de imóveis, além da quadra da escola de samba local. Além disso, por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), moradores da comunidade se qualificaram no curso Pintor de Alvenaria.

A comunidade Santa Marta, que existe há 75 anos, possui uma vista privilegiada da capital fluminense e é um dos pontos mais simbólicos da cidade. Foi a primeira a receber a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e a ter wi-fi gratuito.

Hoje é reconhecida como exemplo nas áreas social e cultural e comemora conquistas pioneiras entre comunidades como o Plano Inclinado (transporte sobre trilhos, conhecido como Bondinho) para melhorar a locomoção dos moradores.

O local tem, atualmente, cerca de seis mil moradores e 637 edificações segundo levantamento técnico realizado pela Coral. Todas as casas que estão de acordo com os critérios do projeto terão suas fachadas revitalizadas.

O espaço também receberá uma pintura especial em um muro no topo do morro. Ícones da história da comunidade serão retratados de forma artística em um desenho criado por um artista local, conhecido como Swell, que ficará como legado para os moradores e visitantes.

Segundo Jaap Kuiper, presidente da empresa, a previsão é de que essa fase da revitalização da comunidade termine em até dois anos e conte com o engajamento de centenas de moradores da região.

Para o tenista e padrinho do projeto Guga Kuerten, que é padrinho também do “Tudo de cor para Florianópolis”, essa comunidade será um cartão postal para o mundo todo.

Cerca de 300 mil litros de tintas serão utilizados em 24 diferentes tonalidades para a realização do “Tudo de cor no Santa Marta”. Os moradores poderão escolher a cor preferida dentre as opções oferecidas e irão contar com a consultoria do arquiteto Jorge Abrantes, parceiro do projeto.

Além da revitalização do ambiente, os moradores também receberão cursos de capacitação na área de pintura em conjunto com o Senai.

Uma parceria entre a Tintas Coral e o Governo do Estado do Rio de Janeiro permitirá à Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop-RJ), pertencente ao Governo do Estado e responsável pelas obras de reurbanização da capital, cuidar da parte estrutural da operação do projeto, como o emboçamento das casas e a construção e colocação de andaimes.

Para que uma casa seja pintada ela precisa estar dentro de alguns critérios: ter autorização do Governo de acordo com a precariedade e segurança, validação feita pela Emop, a superfície do imóvel deve estar adequadamente preparado, para evitar o desgaste da pintura e engajamento dos moradores no momento da ação da Coral.