Experiência de Marca

Copa Coca-Cola mobiliza torcedores nas redes sociais

Em Curitiba, Londrina (PR) e São José do Rio Preto (SP) a empresa responsável pela organização das ações com as torcidas foi a agência Sportion marketing & esporte.

A ação das torcidas, diferencial da Copa Coca-Cola deste ano, que teve sua semifinal em São Paulo no último fim de semana, mobilizou milhares de torcedores de 27 cidades do Brasil nas redes sociais. Na ação, os torcedores dos times tinham tarefas a serem cumpridas para conquistarem pontos. Cinco times masculinos e cinco femininos foram repescados para a semifinal da competição por meio da pontuação da equipe.

Em Curitiba, Londrina (PR) e São José do Rio Preto (SP) a empresa responsável pela organização das ações com as torcidas foi a agência Sportion marketing & esporte.

“Como a maioria das ações era realizada na internet, no campo controlávamos as atividades com os pais e mães e auxiliávamos na gravação dos vídeos das equipes. As ações do campo comprovadas na internet tinham que, obrigatoriamente, ter alguma identidade do evento, criamos uma claquete personalizada, como as utilizadas em gravações profissionais, para iniciar os vídeos. Nossa equipe de promotores foi fundamental para a elaboração dos vídeos, sempre muitos animados, empolgando o público a participar das ações”, explica Francisco Santos, sócio-diretor da Sportion.

Como resultado, Curitiba ocupou três vagas entre as cinco destinadas à repescagem na categoria feminina, além disso, seis times das cidades de Curitiba e Londrina estiveram entre os 14 primeiros lugares do ranking de repescagem na categoria masculino.

As tarefas que precisavam ser cumpridas pelas equipes estavam divididas em três categorias. Na internet por meio das redes sociais (Orkut, Facebook e Twitter) cada time deveria criar um perfil com o seu brasão, conseguir o maior número de amigos e postar uma foto oficial da equipe no dia do evento; no campo comprovada na internet: os grupos deveriam fazer três vídeos: um do grito de guerra, outro de comemoração e o terceiro de ola.

Os vídeos deveriam ter alguma identificação da Copa Coca-Cola e também precisavam estar postados no YouTube. A terceira categoria das tarefas estava em campo com as ações ‘Embaixadinha’ das mães: as equipes ganhavam pontos se a mãe de um dos jogadores fizesse cinco embaixadinhas, e a ‘Altinha’ dos pais: dois pais de atletas de cada time teriam a chance de conquistar pontos para as equipes dos filhos se conseguissem ficar passando a bola sem deixar cair com passe alto por 45 segundos.

Confira as ações nos vídeos abaixo:

Fotos: Divulgação.