No próximo dia 28/11, serão anunciados os vencedores do Festival de Propaganda Cearense (FestPro 2012).
As 120 peças inscritas, em 13 categorias, já foram avaliadas pelo júri deste ano que definiu nota individual para cada trabalho. Enquanto o Brasil observa o crescimento nordestino, o mercado publicitário também ganha seus acréscimos, não apenas em investimentos mas também em qualidade e reconhecimento do talento publicitário local.
Composto por três nomes de destaque e membros da diretoria do Clube de Criação do Paraná (CCPR), a escolha do júri foi feita utilizando como critérios a qualidade profissional e o reconhecimento nacional de cada um deles.
Bruno Barros, Rodolfo Amaral e Cláudio Freire vivenciam o cotidiano de um mercado regional, mas que interage com muita fluidez com os melhores do Brasil. Ao avaliar cada peça, eles destacam como a linguagem regional tem força própria.
“Foi bacana conhecer mais sobre a propaganda que é feita no outro extremo do Brasil e observar como a cultura local ainda influencia diretamente a publicidade que é feita em determinada região. E isso se torna um verdadeiro aprendizado sobre um público que tenho pouco contato no dia a dia mas que preciso atingir por meio de alguns clientes nacionais que atendemos no grupo, como Coca-Cola, Nestlé e etc”, comenta Rodolfo Amaral, diretor de criação da JWT Brasil e da JWT/Casa Curitiba.
“Nos acostumamos tanto com o universo de São Paulo, e do que vemos a partir de lá, que fiquei feliz em perceber um tom mais divertido, descontraído e leve, que reflete um estilo de vida próprio, de um povo de bem com a vida. Gostei em particular dos cases e posso dizer que de forma geral me surpreendi positivamente”, diz Bruno Barros, diretor de arte na Heads Propaganda.
Para o presidente do júri, Cláudio Freire, diretor executivo de criação da CCZ e WOW e vice-presidente do CCPR, que traz com ele a experiência de já ter sido jurado tanto do Prêmio Abril como do Profissionais do Ano, da Rede Globo, é perceptível a evolução do profissional nordestino, que exercita uma crescente criatividade e busca pelo novo.
“É interessante observarmos a lógica regional na criação, muitas vezes com maneiras completamente diferentes de falar do que vemos em outros mercados. Parabenizo o Festival por dar espaço a valoração desse universo criativo, que só contribui para o crescimento positivo tanto para as agências quanto para os profissionais cearenses, e que resultam em retornos de investimento para seus clientes” afirma Freire.