O tempo em que quase tudo era previsível cedeu lugar à era das escolhas. Hoje, a agência pode até ser pequena, mas deve pensar grande. É a época do talento, da liderança visionária, das equipes multifuncionais. Nesse contexto, você deve compreender que seu emprego atual dificilmente durará para sempre e que é preciso assumir a responsabilidade pelo rumo da sua carreira. Pense nisto. Estas dicas podem ajudá-lo a assumir as rédeas da situação:
* Crie uma estratégia de crescimento – não confunda planejamento com estratégia. Ambos são complementares, mas estratégia tem a ver com a visão de longo prazo, e envolve questões como, por exemplo, o que você espera de sua carreira, que competências são essenciais para ser bem-sucedido em sua profissão e o que seus concorrentes fazem ou têm de diferente. Você também deve refletir sobre suas aptidões para seguir outra carreira e se o que faz hoje é o que gostaria de estar fazendo daqui a cinco, dez ou vinte anos. Várias outras questões podem ser abordadas. Por isso, o ideal é que você monte a sua própria lista de perguntas, faça um diagnóstico de sua carreira e crie uma estratégia – sem esquecer de revisá-la e de atualizá-la com regularidade.
* Questione suas certezas – qual é sua leitura do mundo atual? Muitos dos sonhos de ontem são realidades banais hoje. Para construir o seu cenário é preciso reavaliar suas ações, buscar o novo, não temer ser diferente.
* Busque o autoconhecimento – o cenário que você deseja construir só vai se concretizar se for compatível com seu perfil pessoal e sua capacidade de realização.
* Faça atividades que agreguem valor – o tempo hoje é caro e escasso. Por isso, é fundamental usá-lo de forma próativa e em ações que podem agregar valor à sua estratégia, seja na vida pessoal ou profissional.
* Seja um especialista flexível – a era da especialização não está chegando ao fim, mas a visão do todo é fundamental para o desenvolvimento de sua carreira. Esteja disposto a aprender sobre outras áreas, novas tecnologias, políticas e diretrizes. E muito importante: seja cooperativo. Esqueça o tempo em que só os resultados importavam. Hoje, é preciso mais: é necessário que seu trabalho ajude outros setores da agência. A miopia corporativa deve dar lugar à visão 360 graus com setores interdependentes se ajudando mutuamente e focados em resultados.
* Comunique-se com o mundo – vislumbre novos horizontes, conheça novas realidades, culturas e experiências, aprimorando suas habilidades em comunicação. Em um aspecto mais amplo, entenda que comunicação não é somente o que se diz, mas como se diz.
Para finalizar, lembre-se de que construir o seu cenário exige visão e ação; atenção aos detalhes e aos riscos; desenvolvimento, adequação e aquisição de novas competências. E, principalmente, ir muito além do esperado.