Melhores 2009
As ações de marketing promocional de cunho social estiveram em alta no ano que passou. No Festival de Cannes, realizado em Junho o Promo Lions 2009 concedeu seu Grand Prix para um concorrente japonês.
Trata-se da agência Beacon Communications, de Tóquio, que atende o Yubari Resort. Com uma dívida de US$ 353 milhões, a cidade de Yubari, situada em Hokkaido, no Japão, foi à falência em 2007.
A missão da agência era promover não só o resort, mas todo o município, mobilizar seus cidadãos e ajudar a tornar a cidade economicamente viável. Aproveitando o fato de Yubari ter a menor incidência de divórcio de todo o Japão, ela passou a ser divulgada pelo irônico personagem Yubari Fusai – em japonês a palavra “fusai” tem duplo sentido, podendo significar “dívida” ou “casal”.
Oconceito m
Com o conceito “Sem dinheiro, mas com amor”, a agência posicionou a cidade como um destino para casais felizes, desenvolvendo diversas peças promocionais como “certificados oficiais de casais felizes”, CDs de músicas e um site.
A mídia espontânea gerada pela ação é calculada em US$ 1,5 milhão. Com isso, desde o início do projeto, o número de visitantes de Yubari aumentou 10% ao ano, gerando uma receita de US$ 31 milhões para aliviar a dívida da cidade. Além disso, os produtos com a marca Yubari Fusai passaram a ser comercializados em todo o país.
A opção do júri do Promo Lions se deveu ao fato da ideia, embora de baixo custo, ter se mostrado muito eficaz para solucionar o problema inicial.
Apesar do Grand Prix ter ido para o Japão, o grande destaque da área foi a Austrália, líder disparada em prêmios, com quatro Leões de Ouro, um de Prata e seis de Bronze.
Também se saíram bem a Nova Zelândia (três Ouros e um Bronze), a Bélgica (dois Ouros, um Prata e um Bronze) e a Espanha (dois Prata e três Bronze).
Entre as surpresas deste ano esteve o ótimo desempenho de Portugal, quinto país mais premiado no Promo Lions, com um Leão de Ouro, um de Prata e dois de Bronze, todos para a Arc, área especializada da Leo Burnett. O Leão de Ouro, o de Prata e um de Bronze foram para o case “Loja de Esperança”, desenvolvido para a Cruz Vermelha.
A agência criou uma loja em um shopping de Lisboa que, durante o período de Natal do ano passado, recebeu doações para a entidade, “vendendo” esperança para os povos que serão beneficiados pelo trabalho da Cruz Vermelha. As quatro causas defendidas eram representadas por vouchers: socorro; idosos e dependentes; crianças e jovens; e teleassistência. Como normalmente ocorre com as lojas de shopping, o espaço tinha um provador e um caixa, onde as doações eram trocadas pelos vouchers.