Open Label é um aplicativo criado para obter críticas – e elogios, claro – para produtos por meio da digitalização de seus códigos de barras. Imagine chegar ao supermercado, estar em dúvida sobre que marca de produtos levar, escanear o código de barra e escolher por aquele mais ecologicamente correto, ou da empresa que oferece melhores condições de trabalho aos seus funcionários ou, ainda, aquele que não maltrata os animais? Agora já é possível.
A plataforma por trás do app permite que os consumidores estejam informados sobre o valor que outros clientes deram para um determinado bem de consumo, com base em sua experiência.
Os comentários estão divididos em categorias, para que cada pessoa possa escolher os aspectos que a interessam avaliar – e não apenas do produto, mas também da empresa que o fabrica. Não é apenas uma oportunidade de comprar pelo word of mouth, mas, por exemplo, de conhecer a opinião de ONGs que também podem escrever testemunhos sobre as práticas das empresas. É possível saber pelo código de barras se a empresa é socialmente responsável, se possui plano de sustentabilidade, reciclagem e reaproveitamento de recursos, se faz experiências em animais, etc.
O app oferece também uma oportunidade interessante para os consumidores votarem e informarem aos demais da rede “uma boa razão” para comprar um determinado produto, em categorias como qualidade, meio ambiente, preço, políticas empresariais e outras.
Por fim, é possível questionar amigos e familiares nas redes sociais sobre sua experiência com aquele produto. O grande diferencial deste software é fazer uma revolução na utilização do boca-a-boca, de maneira tecnológica, convertendo-se em uma rede global de informação aplicada ao consumo, onde o controle deste está totalmente nas mãos dos clientes. Sinceridade e honestidade viraram fatores críticos de sucesso.
Confira o vídeo (em inglês) de apresentação do produto: