Experiência de Marca

Conheça as categorias mais promo de Cannes Lions

O Festival de Criatividade de Cannes se aproxima, mas antes de sabermos quem vai acontecer em Marketing Promocional, vamos apresentar as principais categorias que interessam aos promocitários.

O Festival de Criatividade de Cannes se aproxima e o Promoview vai estar lá. Mas, antes de sabermos quem vai acontecer em Marketing Promocional e divulgar todos os detalhes da nova categoria que estreia esse ano, Mobile Marketing, vamos apresentar as principais categorias que interessam aos promocitários.

Promo & Activation

Contempla todos os trabalhos que foram desenhados para criar ativação imediata e/ou contribuir para o aumento das vendas de um produto ou serviço. Tudo, desde sampling, exibições, propaganda dentro de loja, competições, eventos e todos os outros veiculos promocionais, como mídia digital. Os Leões dessa categoria vão ser entregues às ideias criativas mais frescas, que resultem no engajamento dos consumidores, ao mesmo tempo que conseguem resultados mensuráveis. Conheça o júri.

Com a campanha American Rom, a McCann Erikson Roménia conseguiu o Grand Prix em Promo. Bem controversa, essa campanha mexeu com a noção de nacionalidade dos romenos e foi um estrondo. Ganhou também em Direct.

Direct

Abrange comunicação direta direcionada a um target concebida com a intenção de estabelecer um diálogo com o destinatário e gerar uma resposta ou uma ação específica. E tudo isso usado como alavanca para ir construindo e/ou mantendo uma relação com o consumidor. Os trabalhos selecionados para essa categoria têm de ser capazes de demonstrar algum efeito direto no comportamento e devem se preocupar em obter uma resposta significativa e mensurável. Conheça o júri luso-brasileiro nessa categoria.

Com essa campanha para os brinquedos Estrela, a agência DM9DDB conquistou o Ouro nessa categoria em 2011, prêmio que foi pela primeira vez entregue a uma agência brasileira.

Creative Effectiveness ou Eficácia Criativa

Essa categoria honra toda a criatividade que mostre um impato mensurável e comprovado no negócio de um cliente: criatividade que afete comportamentos, equidade de marca, venda e, sempre que se verificar, lucro. Compete a essa categoria estabelecer uma correlação entre criatividade e eficácia.

O Grand Prix de Creative Effectiveness 2011 foi para a BBDO de Londres, com uma campanha para as batatas fritas Walkers que revolucionou uma terra pequena chamada Sandwich.

PR ou Relações Públicas

Destacar o uso criativo da gestão de reputação, por intermédio da construção e preservação de confiança e entendimento entre os indivíduos, negócios ou organizações e os seus públicos, é o enfoque dessa categoria.

O grande prêmio de PR 2011 foi entregue aos australianos da Leo Burnett com a campanha Bank Break Up, que mudou a opinião das pessoas sobre um banco num só dia.

Mobile

Nova categoria a estrear em 2012, o ano mobile em Cannes. Essa vai virar as luzes para o melhor trabalho criativo que existe em, ou é ativado por, um dispositivo móvel, aplicação, ou web mobile. Os critérios para julgar essa categoria se centram na criatividade e na ideia, na execução, (usabilidade, experiência de usuário e design), na relevância para a plataforma mobile e nos resultados (nível de engajamento e qualquer retorno quantificável).

Para conhecer os vencedores e os melhores cases promo, fique ligado no Promoview.