O sonho em comum foi o que levou Débora Weiss, Arciléia Passold e Claudia Maas à posição de representantes da 30ª Festa Pomerana, que inicia hoje (11/01), e vai até o dia 21/01, no Parque Municipal de Eventos.
Desde pequena, a Débora, 21 anos de idade, almejava o posto mais alto deste reinado. “Era um sonho de criança, mas nunca havia participado do concurso”, comenta. Só que desta vez, representando o Clube Desportivo Recreativo Progresso, ela arriscou e realizou o antigo desejo. “Foi em cima da hora, uma amiga me chamou e eu fui”.
Emoção não faltou no dia da eleição e, principalmente, no ano passado, durante a divulgação da Festa Pomerana pelos principais eventos do Estado. Para o concurso, Débora estudou a história do município, assistiu a desfiles da Oktoberfest e concursos de misses. Para ficar com tudo na ponta da língua, contou com a ajuda do pai. Juntos, repassaram as informações que poderiam ser cobradas no “Dia D”.
Para Débora, os desfiles típicos, realizados todos os dias, estão entre as atrações que mais gosta. “Eu adoro, pois eles resumem a festa, apresentam o novo povo e a cultura de uma cidade tão encantadora quanto Pomerode. E, claro, além de tudo isso, é uma festa feita para toda a família”, destaca.
Familiar também é o clima entre as três. A 1ª Princesa, Arciléia Passold, 22 anos de idade, destaca o entrosamento. “Já tínhamos nos encontrado algumas vezes, antes do concurso. E agora, somos praticamente inseparáveis”.
Arci, como é conhecida pelos amigos, representou o Clube de Caça e Tiro Germano Tiedt e, assim como a Rainha, nunca tinha tentado uma vaga entre as três beldades da festa. “Vontade de participar nunca faltou. Mas, às vezes, a gente acha que não tem potencial. Tive um incentivo muito grande da minha família. Fiquei muito feliz com o resultado”, revela.
Como convite aos que nunca estiveram na Festa Pomerana, ela destaca a música: “Ela invade a gente, dá vontade de dançar, de se divertir, ser feliz. E Pomerode recebe todos os visitantes de braços abertos”.
Claudia Maas, 21 anos de idade, já conhecia a Rainha dos tempos de escola. O vínculo entre as três só aumentou com a vitória no concurso. Assim como as duas outras parceiras, ela também estreou na eleição, representando o Clube Esportivo Recreativo Botafogo. “Sempre admirei a Festa e sonhava com o título”, confessa.
Para ela, as competições e os jogos típicos estão entre as atrações mais cativantes, principalmente para o público. “Qualquer pessoa pode participar, ou seja, é um grande chamariz para os frequentadores da Festa. A maioria dos meus amigos participa”, conta.