Experiência de Marca

Congresso latino-americano debate o enoturismo

O objetivo do evento é discutir os fatores e segmentos que influem na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística, apresentando cases de sucesso do novo e velho mundo.

Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições do quarto Congresso Latino-Americano de Enoturismo, que ocorre em cinco cidades da Serra Gaúcha de 08 a 10 de outubro.

Para participar, os interessados devem acessar o site do evento, no menu “Inscrições”. O investimento varia de R$ 50,00 a 150,00, conforme a quantidade de atrações que o congressista optar por participar.

Com programação nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha e Caxias do Sul, a edição aborda o tema “O composto da oferta Enoturística”, reunindo palestrantes da América e da Europa.

enoturismo - congressoO objetivo é discutir os fatores e segmentos que influem na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística, apresentando cases de sucesso do novo e velho mundo.

O público-alvo são profissionais da cadeia enoturística, como produtores de uva e vinho, hoteleiros, diretores de empreendimentos gastronômicos, críticos e amantes de vinho, além de estudantes de áreas do setor.

O secretário-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, aponta que o congresso é uma excelente oportunidade para aprimorar conhecimentos em todas as áreas que permeiam o enoturismo. “A partir das experiências e dos estudos que serão apresentados, daremos mais condições a empreendedores interessados em implementar ações e projetos estratégicos para o crescimento do enoturismo na Serra Gaúcha”, diz.

Sua afirmação tem como base uma pesquisa recente encomendada pelo Ibravin, onde 25% das vinícolas da Serra Gaúcha que responderam ao questionário afirmaram que já desenvolvem atividades voltadas ao enoturismo.

Outros 40% pretendem atuar no setor nos próximos cinco anos. “E sabemos que as ações não precisam se concentrar apenas nas vinícolas. Outros empreendimentos ligados ao ramo, como hotéis e restaurantes, também podem desenvolver ações que fomentem o setor. Por isso a necessidade de reunir toda a cadeia.”, salienta.

O quarto Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Ibravin e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das secretarias municipais de Turismo.

O patrocínio é do Sebrae, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho), Bento Convention Bureau e Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra). O apoio é do Hotel Villa Michelon. A agência oficial do evento é a Vale das Vinhas Turismo.

O Congresso de Enoturismo

De caráter itinerante, o Congresso Latino Americano de Enoturismo é realizado desde 2010, visando à discussão das ações relativas ao turístico na América Latina.

As duas primeiras edições ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2013, o evento foi realizado junto ao V Seminário Wine Tourism, na Argentina, com programação envolvendo Mendonza, Luján de Cuyo e Maipú. Agora, em 2014, retorna à Serra Gaúcha, contemplando cinco municípios.