Experiência de Marca

Congresso Eventos Brasil supera as expectativas

A satisfação dos congressistas que vieram de 20 Estados brasileiros mais Distrito Federal era evidente no último dia do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças.

A satisfação dos congressistas que vieram de 20 Estados brasileiros mais Distrito Federal era evidente no último dia do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças.

Além do vigor dos convidados, os temas da palestras e painéis foram ao encontro das necessidades e fragilidades do setor que, contrariando o baixo crescimento do PIB, deve crescer 14% em 2014 e 2015.

“Foram dois dias de intenso networking, que motivou muitos negócios, além da própria rodada de negócios do Sebrae, também tivemos painéis e palestras excelentes, boa visitação da exposição e presença de diversas entidades do setor.”, analisa a presidente da Abeoc Brasil, Anita Pires.

Foto: Flickr.

eventosbrasil

“Além disso, a Abeoc Brasil entregou importantes ferramentas para o mercado, como o estudo de Dimensionamento Econômico do Setor, os guias de melhores práticas, autorregulamentação e o código de ética, enfim, um conjunto de ferramentas que vai alavancar as oportunidades para toda a cadeia produtiva.”, acrescenta Anita.

Entidades Reafirmam Compromisso Com O Setor

A presidente da Abeoc Brasil, Anita Pires, foi a mediadora do painel “A importância da cooperação na cadeia produtiva para a captação e organização dos eventos” com a participação de presidentes de importantes organizações da cadeia produtiva do setor.

“É o momento de fortalecermos as entidades diante da fragilidade da gestão pública. Temos que estar mais fortes, atuantes e integradas.”, afirmou a presidente dando início ao painel.

Margareth Pizzato, presidente da Abraccef – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras, afirmou que a criação do ForEventos foi fundamental para unificar as demandas do setor. “O resultado só vem com a união das associações.”, disse Pizzato. “Precisamos de maior representatividade no Congresso e no Governo Federal.”, completou.

Para Enrico Fermi Torquato Fontes, presidente da Abih Nacional – Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis, o Brasil não tem cultura de associativismo. O presidente ainda comentou o aumento do número de associados. “O número de associados saltou de mil para quatro mil. Estamos presentes em todos os conselhos deliberativos. Sociedade forte se faz com participação.”, disse Fontes.

O presidente da Abevt – Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sérgio Medina Pasqualin, falou sobre o contato que a entidade vem fazendo com diversos pavilhões em todo o mundo.

“Estamos com ações voltadas para a educação, mapeando todas as instituições que possuem em sua grade cursos e disciplinas voltados para o setor de eventos e queremos enviar brasileiros para estágio no Exterior.”, revelou Pasqualin.

“As Olimpíadas vão passar e não vamos aproveitar o legado?”, questionou em sua fala Alexandre Sampaio, presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. “Queremos aproveitar esses dois anos para discutir como a iniciativa privada pode participar. Estamos no caminho certo e o Fórum é um bom caminho.”, destacou Sampaio.

Marco Lomanto, diretor da Embratur, parabenizou a Abeoc Brasil pela realização do 26º Congresso e disse que os municípios devem encontrar o seu perfil para atrair eventos e estabelecer metas. “Queremos aumentar a cooperação entre Estados e municípios e também entre os ministérios.”, disse.

Números:

· Mais de 900 participantes.
· Mais de cinco mil quilos de CO2 compensados (resultados parciais).
· 85 quilos de material reciclado (resultados parciais).
· 968 público total impactado por ações ambientais (resultados parciais).