A União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas) realiza, entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro, o 17º Congresso Unidas – Inovação da Gestão em Saúde e Tendências para o Futuro, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro.
O evento tem como objetivo debater assuntos como gestão e sustentabilidade da Saúde Suplementar, inovações médicas e tecnológicas, cenários econômico e jurídico do setor e desafios para o futuro.
É esperado um público de 700 pessoas, entre presidentes, dirigentes e executivos de instituições públicas e privadas; representantes de sociedades de classe; acadêmicos e outros interessados em gestão da saúde.
Destaque dessa edição, o norte-americano Edward M. Phillips, professor de medicina e de reabilitação da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, fará a palestra inicial. Phillips é fundador e diretor do Institute of Lifestyle Medicine (ILM), na Joslin Diabetes Center, nos EUA, e diretor do Ambulatório Serviços Médicos do Hospital de Reabilitação da Rede Spaulding em Boston, Massachusetts, entre outros títulos.
Para a presidente da entidade, Denise Eloi, o setor carece de iniciativas que ajudem a debater e fomentar ações para o futuro da Saúde Suplementar. “O congresso é uma oportunidade de trocarmos experiências sobre gestão, estarmos mais perto do que há de novo em Saúde e avaliarmos os melhores caminhos e diretrizes para o setor. Nos preocupamos em garantir uma programação bastante diversificada e em sintonia com as demandas da área.”, comentou.
Entre os pontos altos do primeiro dia estão ao talk show Cenário Macroeconômico e o Futuro da Saúde Suplementar, e o painel “A oncologia e a gestão de risco”. O painel terá a participação do oncologista reconhecido no Brasil e no Exterior, Stephen Stefani, consultor de vários planos de saúde do País.
Stefani falará sobre “A Epidemia do câncer e a gestão em saúde”, seguido pelo médico alagoano Roberto Porto Fonseca, com a exposição “ Gestão da Assistência em Oncologia: Soluções e Desafios” e pelo Dr. Marcos Antonio dos Santos, com a palestra sobre “Medicamentos e o impacto nos custos da saúde”.
No mesmo dia, no painel sobre Mediação e Conciliação, serão aguardados três grandes nomes da área jurídica: o advogado, consultor e professor Flávio Tartuce; o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Roberto Neves Amorim, e a desembargadora do TJ de Minas Gerais, Vanessa Verdolim.
No segundo dia um dos destaques será o painel “A autorregulação como estratégia para a sustentabilidade do setor”, com as participações do professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Fernando Licinio Lopes Martins; do sócio da Xavier Vianna e Bockmann Moreira Advogados Associados, Egon Bockmann Moreira, e do diretor-presidente da Fundação Sanepar, José Luiz Costa Taborda Rauen.
Já o painel “Tendências para o Futuro” será comandado pelo consultor Juan Ferrez e pelo professor Cesar Abicalaffe. Ferrez falará sobre “A Economia da Saúde como alternativa na regulação do sistema de Saúde”, e, Abicalaffe – que desenvolveu uma metodologia para avaliar os indicadores de desempenho de empresas – conduzirá uma exposição sobre “O Pagamento por performance: como viabilizar no cenário atual”.
O evento também contará com a 14ª Feira de Produtos e Serviços para Planos de Saúde.