As informações sobre uma possível união entre Pão de Açúcar e Carrefour no Brasil, que não passavam de conversas preliminares, agora se oficializaram. Isso porque o varejista francês anunciou que recebeu uma proposta de fusão do Grupo Pão de Açúcar.
A oferta foi feita pela Gama, companhia que pertence ao BTG Pactual e que será capitalizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), num negócio que formaria a maior varejista do Brasil e criaria um grupo que já iniciaria operações com vendas estimadas em mais de 30 bilhões de euros em 2011.
A intenção da proposta é unir os ativos do Carrefour e do Pão de Açúcar em uma joint venture de partes iguais. A Gama, que pertence a um fundo de investimentos administrado pelo BTG, receberia uma injeção de capital de dois bilhões de euros e um financiamento de 500 milhões de euros do BNDES para se tornar acionista do Carrefour.
Abílio Diniz, presidente do conselho administrativo do Grupo Pão de Açúcar, afirmou que a proposta para fundir o CBD com a unidade brasileira do Carrefour terá benefícios consideráveis.