* Por Sandro Ari Pinto
Interatividade é o conceito que está mudando drasticamente a forma de consumidores, empresas e marcas de todo o mundo se relacionarem nos últimos anos. Não se vende mais produtos e serviços, vende-se experiência. A empresa constrói relacionamento com o comprador, oferecendo pontos de contato ou conexões das mais diversas para seu público.
Mobilidade, praticidade e personalização completam o pacote dos principais elementos que são exigidos das marcas que pretendem sobreviver e se destacar no mercado de varejo global.
É claro que todas essas inovações só podem ser oferecidas com o auxílio de novas tecnologias, visando satisfazer os clientes em suas necessidades mais particulares, buscando diferenciação.
A tecnologia é o fator fundamental de promoção desta mudança. É a nova forma do cliente se comunicar e compartilhar experiências – graças, especialmente, ao avanço das mídias sociais – que promove o atual cenário nas dinâmicas econômicas mundiais, com grande impacto no setor de consumo.
As mídias sociais atingiram um patamar de uso nunca antes visto no varejo. A possibilidade de interagir mudou definitivamente a comunicação com o consumidor. Hoje há um diálogo com os clientes, a comunicação não é mais unilateral. Além disso, os consumidores se conectam entre si o tempo todo. Por isso, as redes sociais estão ditando um novo padrão de mercado.
É fundamental monitorar os ambientes virtuais e conferir como o consumidor está vendo sua marca. O principal objetivo é entender o comprador e oferecer o que é relevante para ele a fim de transformá-lo em embaixador da marca. Porém, não basta monitorar. É necessário promover o “social shopping”, com ferramentas digitais que possibilitem ao cliente compartilhar suas compras com seus amigos online.
Os consumidores estão dando mais atenção aos varejistas que dão possibilidade de interação por meio destes aparelhos. Por quê? Ajuda as pessoas a comprarem. Um smartphone é uma ferramenta poderosa de consumo. Por isso, é preciso começar a desenvolver aplicativos relevantes para as pessoas.
“Dont tell me, show me” (“Não me diga, me mostre”) é a frase dos americanos que reflete a importância de usar a tecnologia para transformar a experiência do cliente em algo mais excitante durante o processo de compra.
Nesse contexto, as empresas precisam ter marcas poderosas, que, por sua vez, são construídas também no momento em que o consumidor interage diretamente com o produto, nas lojas, num espaço físico onde ele consegue materializar e vivenciar os pontos fortes da marca – de um jeito que ele não consegue fazer via internet.