Em 2004, o filme “As aventuras Aquáticas de Steve Zissou”, estrelado por Bill Murray, contou em seu figurino com um tênis da Adidas branco e amarelo feito sob medida pelos criadores do filme. Depois de assisti-lo, centenas de fãs questionaram a Adidas onde poderiam comprar os tênis da ficção.
Apesar dos inúmeros pedidos, inclusive de uma petição online e criação de uma página no Facebook, a Adidas não produziu uma edição limitada do calçado. Um grupo de fãs, então, criou e produziu seus próprios tênis Zissou – e, inclusive, os vendeu no eBay.
Este ano, a companhia aérea AirBaltic passou por uma situação similar – com a diferença de que, atendendo à pressão dos fãs, trouxe os tênis de um campanha para a vida real.
Em março, a empresa baseada na Letônia, lançou uma nova campanha publicitária, destacando um design de tênis, simulando um avião, com as cores da airBaltic. Eles foram apenas um elemento, no início, que traziam vantagens oferecidas pela companhia aos seus passageiros.
Os tênis foram apresentados em anúncios impressos, outdoors e banners online, e ao público, de tal forma que as pessoas começaram a perguntar, via Facebook e Twitter, onde poderiam comprar os calçados airBaltic.
A empresa já tinha uma linha de merchandising: airBalticBag, BalticWater, BalticTaxi e BalticBike. Adicionar um tênis ao mix era apenas um passo nesta grande oportunidade de marketing.
Janis Vanags, vice-presidente de comunicação da airBaltic, informou que “A ideia de tênis airBaltic começou apenas como um conceito de publicidade, sobre o tema emblemático do ‘viajar’, o movimento de pegar estrada. Nós também compartilhamos nossas imagens no Facebook com os quase 70 mil fãs. E o que aconteceu foi que eles começaram a perguntar em que lojas os tênis estavam disponíveis. Criamos, assim, uma edição limitada deste projeto, com um primeiro lote de 1.000 pares produzidos.”
Nem é preciso dizer que a iniciativa demonstra total integração com os seus fãs, seguidores e clientes, além de dar exposição à marca mesmo em lugares onde ela jamais sonharia em pousar, como nas ruas do mundo. O airBalticShoe está disponível na loja online da companhia aérea e custa EUR 55.