O crescimento do País criou uma situação onde estudantes recém-formados não estão preparados para exercer a profissão que abraçaram. Isso se deve, certamente, à falta de professores para ocupar as vagas que surgiram com a abertura de algumas centenas de campi em todo o Brasil.
A Medicina e o Direito agiram primeiro.
A Medicina, por já ter um sistema de formação do profissional onde o estudante é sempre acompanhado por um médico já formado, quando tem acesso a um paciente. O Direito instituiu um “provão” que impede o profissional de advogar enquanto não for por ele aprovado.
No ensino da Promoção, a situação parece grave. Conhecemos uma professora que ensina Promoção em dois campi do Interior de São Paulo, como forma de complementar seu ganho como vendedora. Perguntada sobre qual era o conteúdo da matéria que ministrava aos alunos, sua resposta foi: “Eventos”. E só.
Por interesse comercial, algumas das ferramentas da Promoção foram separadas do núcleo teórico, e utilizadas para criar “especializações” que não cobrem a amplitude da ferramenta original. Exemplo disso é o marketing de incentivo, que deve trabalhar os públicos que vendem produtos e acabou se tornando, em algumas agências, uma ferramenta “teaser” de campanhas para públicos que compram produtos.
Outro exemplo é a ferramenta “Eventos”, que cobre também feiras, convenções e outros eventos com objetivos bem específicos e que hoje é praticamente a única ensinada nas faculdades. Muitas vezes sem ao menos mencionar feiras e convenções.
O comentário de um ex funcionário, graduado e pós-graduado em uma das grandes faculdades do País ilustra esse fato: “… interessante que lá não ensinam nada do que a gente faz aqui, na prática”.
A maioria das agências de propaganda se vende como 360º, mas em boa parte delas a promoção é subordinada à mídia, como se Promoção fosse mais uma mídia, e geralmente o profissional que cuida da área conhece apenas eventos e quase nenhuma particularidade de outras ferramentas.
O desconhecimento é tão grande que agências de eventos e agências de design já foram compradas por agências de propaganda como sendo agências de promoção.
Por causa desses fatos resolvi postar, sem nenhuma presunção, esse humilde decálogo, que pode ajudar as Agências de Promoção em seu posicionamento no marketing mix.
Para planejar promoções, o profissional de Promoção tem que:
1. Conhecer os canais de distribuição e suas motivações e técnicas, ou seja, quais as pessoas (geralmente jurídicas) envolvidas no processo de fazer chegar ao consumidor final os produtos ou serviços e como cada uma delas trabalha.
Nessa lista temos a própria empresa fabricante ou prestadora de serviços; os atacados de venda externa, de balcão ou de autosserviço; os distribuidores exclusivos e os não exclusivos, que vendem também produtos concorrentes; microatacados, que compram de um atacado maior e distribuem em microrregiões, muitas vezes o próprio dono em um caminhão; as lojas de autosserviço, como supermercados; as de semiautosserviço, como padarias, farmácias e drogarias, grandes magazines; os pequenos varejos de autosserviço, balcão, mercearias, quitandas, biroscas, quiosques, revendas, fast foods, concessionárias, lojas de peças, oficinas e assemelhadas; a venda porta a porta, direto ao consumidor final; a pronta-entrega; a venda à granel; e uma rica infinidade de tipos de lojas de varejo e de técnicas de operação.
2. Conhecer as pessoas físicas que fazem parte desses canais de distribuição, seus hábitos de trabalho e motivações; funcionários, vendedores e promotores do fabricante ou fornecedor dos produtos/serviços; vendedores de atacados e distribuidores; balconistas de atacado e varejo; atendentes, repositores, promotores, encarregados de seção de supermercados e outros vendedores de varejo; equipes de venda pessoal porta a porta; corretores de seguros, de financeiras, vendedores de veículos novos e usados e de outras especialidades, enfim, pessoas que vendem ou interferem direta ou indiretamente na venda de produtos a qualquer público, incluindo o consumidor final.
3. Conhecer perfis de consumidores e seus hábitos e motivações – pessoas que você quer que comprem seus produtos– sejam eles consumidores finais ou profissionais, especificadores, compradores de empresas. Conhecer os processos criativos dos materiais, para a obtenção de foco nas abordagens ao consumidor, utilizando os melhores formatos e os argumentos mais fortes da campanha.
4. Conhecer os diversos tipos de promoções para consumidores finais e profissionais e quando aplicar cada um deles: ofertas de fábrica e de loja, in pack e on pack, self-liquidating, reduções temporárias de preço, superpacks, junte e troque, demonstrações e degustações, amostragens, concursos, sorteios e vales-brindes, conjuntos, cuponagens, liquidações, lançamentos, campanhas cooperadas e outras. Ter uma excelente noção de informática, internet e de mídias sociais para orientar o planejamento, quando essas ferramentas forem usadas na Promoção.
5. Conhecer promoções para atacados e para seus vendedores e balconistas – pessoas que você quer que comprem e vendam seus produtos – em formatos que aumentem o sell-in e ao mesmo tempo forneçam as ferramentas para incrementar o sell-out, inclusive de estoques existentes. Conhecer técnicas de negociação dessas promoções com as equipes do próprio fabricante, com os atacados e distribuidores e com os seus vendedores.
6. Conhecer promoções para todos os tipos e tamanhos de varejo – pessoas que você quer que vendam seus produtos – adaptando-as às peculiaridades de cada um, aumentando o sell-in e dando condições para o incremento do sell-out pelo próprio varejo.
7. Conhecer a legislação pertinente e manter-se atualizado nos perfis de premiação para todas essas campanhas e públicos, quais os melhores prêmios para cada caso, custos, formas de estocar, embalar e entregá-los aos ganhadores, algumas vezes em entregas em eventos ou veículos de comunicação.
8. Conhecer os métodos de exposição de produtos nos variados varejos, e a forma de trabalhar cada loja por intermédio de equipes de promotores e repositores, próprias ou terceirizadas, seus planos de campo, uso de materiais, equipamentos, impressos e procedimentos de trabalho.
9. Conhecer o planejamento e a realização de eventos em geral, feiras de negócios, convenções, workshops, simpósios, fóruns, painéis, seminários, debates, conferências e congressos e toda a sua operacionalização.
10. Conhecer “cases” de diversos produtos e serviços, utilizando essa experiência acumulada para aprimorar e ampliar sua oferta de serviços.
Enfim, uma Agência de Promoção tem a obrigação de conhecer todo o seu extenso cardápio e manter profissionais que conheçam em detalhes o planejamento e a execução em todos os seus aspectos.