Experiência de Marca

Começa na Alemanha a CeBIT 2011

Cerca de 330 mil visitantes são esperados para a edição deste ano. Participam 4.200 empresas, vindas de 70 países. Tradicionalmente um país é o convidado especial e neste ano o papel coube à Turquia, que leva 90 empresas locais para o evento.

Começou na última terça-feira (01/03) a edição 2011 da CeBIT, uma das maiores – senão a maior – feiras de tecnologia do mundo. A feira ocupa anualmente 20 pavilhões em Hanover, na Alemanha, onde fabricantes e visionários do mundo todo expõem as novidades e as tendências para os próximos anos.

O evento remonta à década de 1950 quando a primeira feira de tecnologia foi organizada na cidade. O nome CeBIT vem de “Centrum für Büro und Organisationstechnik” ou Centro de Tecnologia para Escritórios e Organização. Algum iluminado percebeu que o acrônimo era uma alusão à menor unidade computacional de informação, o BIT. O resto é história.

Cerca de 330 mil visitantes são esperados para a edição deste ano. Participam 4.200 empresas, vindas de 70 países. Tradicionalmente um país é o convidado especial e neste ano o papel coube à Turquia, que leva 90 empresas locais para o evento.

A feira é dividida em quatro plataformas, CeBIT PRO (voltada para os tomadores de decisão da indústria), CeBIT LAB (para interação entre novas ideias e empresas dispostas a investir), CeBIT Life (para soluções e tecnologias voltadas para casa e escritório) e CeBIT GOV (voltada para o setor público).

Entre as tendências esperadas para esse ano, duas palavrinhas que estiveram presentes em praticamente todos os sites e publicações voltadas para a área tecnológicas: tablets e 3D.

A briga para ver quem desbancava a Apple do trono do reino dos tablets iniciada no ano passado continua no início deste ano. A Fujitsu, por exemplo, já anunciou o lançamento do seu Stylistic Q550.

O tablet vem com tela de 10,1 polegadas sensível a multitoque com resolução de 1280 x 800 pixels e tecnologia IPS, que permite um maior ângulo lateral de visualização. Ele roda Windows 7 Home Premium em um processador Intel Atom Oak Trail, acompanhado de memória RAM de 2 GB e de um SSD de 30 GB. O 3G é opcional, mas ele vem com Wi-fi e Bluetooth – além de entrada para cartões SD. O preço? US$ 967.

Outras fabricantes, com o a MSI prometem novidades para aumentar a oferta de tablets no mercado.

O grande ponto negativo do 3D para a maioria das pessoas é a necessidade de usar óculos especiais para ver o efeito. A indústria, atenta, traz à CeBIT uma série de novos produtos, muitos dos quais não precisam do acessório como o novo console da Nintendo, o portátil 3DS

Será apresentada, inclusive, uma sala de aula cibernética onde alunos poderão aprender conceitos de difícil abstração com a ajuda de realidade virtual e imagens tridimensionais.